domingo, 5 de abril de 2009

Desing Methods in Architeture - Geoffrey Broadbent




Análisis y Síntesis - Mapa Mental sobre el Libro de Geoffrey Broadbent - "Metodología del Diseño Arquitectonico"
Arq. Jorge Villavisencio

(Haga un click para ampliar)

APPLICATION OF THE NEW TECHNOLOGIES IN THE PEDAGOGY COURSES Articulo Cientifico - Universidad Estadual de Goías - Brasil (2006-2007)

APPLICATION OF THE NEW TECHNOLOGIES IN THE PEDAGOGY COURSES ¹
APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA ¹


Denise Silva Duarte (2)
Jorge Villavisencio Ordonez (3)
Patrícia Dias Costa (4)
Prof. Ms.Virgínia Pereira de Melo (Orientadora) (5)


RESUMO
O presente trabalho tem como foco a formação dos professores nos cursos de Pedagogia com relação ao conhecimento e utilização das novas tecnologias da comunicação e informação - NTIC. Considerando a importância que a tecnologia tem assumido na sociedade contemporânea, estando presente em praticamente todos os setores da vida moderna, é essencial que os professores que trabalham nas escolas de educação básica, especialmente nas primeiras fases, tenham domínio não somente do uso dessas tecnologias como ferramentas pedagógicas, mas também das implicações filosóficas, epistemológicas, ideológicas, dentre outras, que sua utilização implica. Como o tempo e espaço que pressupõem esse aprendizado é o do curso de formação de professores, este estudo foi feito com o objetivo de analisar a inclusão de disciplinas ou conteúdos relativos às NTIC nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia. Foi feita uma pesquisa documental nas matrizes dos referidos cursos da Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Católica de Goiás, além de uma pesquisa bibliográfica revisando a literatura já produzida na área. Os resultados mostram que, embora oficialmente as tecnologias já estejam presentes nos currículos, falta estímulo e estrutura nas instituições de ensino para que sejam efetivamente trabalhadas.

Palavras-chave: Mídia; Tecnologias Educacionais; Colaboração Pedagógica; Formação de Professores.


SUMMARY
The present work has as focus the formation of the professors in the courses of Pedagogy with regard to the knowledge and use of the new technologies of the communication and information - NTIC. Considering the importance that the technology has assumed in the society contemporary, being present in practically all the sectors of the modern life, are essential that the professors who work in the schools of basic education, especially in the first phases, they not only have domain of the use of these technologies as pedagogical tools, but also of the philosophical, epistemology , ideological implications, amongst others, that its use implies. As the time and space that estimate this learning it is of the course of formation of professors, this study it was made with the objective to analyze the inclusion of you discipline or relative contents to the NTIC in the curricular matrices of the courses of Pedagogy. It was made a documentary research in the matrices of the related courses of the Federal University of Goiás, State University of Goiás and Universidade Catholic of Goiás, beyond a bibliographical research revising produced literature already in the area. The results show that, even so officially the technologies already are gifts in the resumes, it lacks to stimulaton and structure in the education institutions for that effectively they are worked.

Word-key: Media; Educational technologies; Pedagogical contribution; Formation of Professors.
¹Artigo final escrito como requisito parcial para conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade ESEFFEGO, sob orientação da prof. Ms. Virginia Maria Pereira de Melo, em junho de 2007.
2Jornalista – Universidade Federal de Goiás, Master em Business Administration (MBA) em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail:
deniseduarte@hotmail.com
3Arquiteto Urbanista, Universidade Católica de Goiás, E-mail: jvillavisencioordonez@yahoo.com.br
4 Bacharel em Ciências Contábeis – Universidade Católica de Goiás.E-mail:
patriciauziel@hotmail.com
5Psicóloga-UniCEUB/1977. Especialista em Avaliação Educacional-UEG/2007. Mestre em Ciências da Educação Superior -Universidad de La Habana/Cuba-2003. Professora da Universidade Estadual de Goiás -UEG e Centro Universitário de Anápolis -UniEVANGÉLICA. Professora da pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás/UEG. E-mail: virginiapmelo@uol.com.br.

Vitruvio (I siglo dc.) - Libro Primero



Mapa Metal - Primer Libro de Vitruvio - Análisis y Síntesis.
Arq. Jorge Villavisencio
Maestria en Arquitectura FAUA/UNI/2008