martes, 5 de noviembre de 2013

Percepções contemporâneas da publicação de revistas de arquitetura e urbanismo.

Percepções contemporâneas da publicação de revistas de arquitetura e urbanismo.
Arq. Jorge Villavisencio

A traves do tempo a publicação de revistas de arquitetura e de urbanismo tem demonstrado que é uma importante ferramenta de informação e comunicação entre a nossa profissão, esta se deve a poder perceber o cenário tanto nacional e internacional do que vem acontecendo. Mais como vocês podem perceber ao dizer "ferramenta" podemos analisar alguns pontos. Primeiro, muitos dos nossos projetos de arquitetura e urbanismo estão relacionados às nossas pesquisas ou investigações tanto na analise de maneira projetual, assim como das tecnologias que se vem realizando em outras partes do mundo, cabe indicar que em America de Sul muitas deste tipo de tecnologias construtivas e dos materiais aplicados chegam a esta parte do continente depois de algum tempo, isto faz que de alguma forma se tornem nossos projetos um pouco desatualizados (só no uso dos materiais e das tecnologias de aplicação), um assunto quase inconcebível neste mundo globalizado.

01 Revista espanhola El Croquis. (Fundada em 1982)
El Croqui editorial, Madrid - Espanha. Editores e Diretores os arquitetos Fernando Márques e Richard Levine.

A segunda, estão relacionadas na maneira de como os arquitetos e urbanistas fazemos nossos "estudos de caso", esta se deve na forma até academista de referentes e principalmente o analise da "intenção" dos projetos que vem nas revistas, talvez um analise ate sistêmico, claro num olhar atento dos bons referentes que devemos estudar. Recentemente numa conversação com o professor paulista o arquiteto e Doutor Paulo Bruna, diz que na academia (e também penso que na vida profissional) os analises dos projetos esta relacionado aos bons exemplos de arquitetos e urbanistas que procuram não só fazer seu trabalho, mais na procura de uma qualidade, que sem duvida entregam estes projetos varias percepções de bons projetos a seguir. Mais devo esclarecer que na arquitetura não estão muito relacionado com os estilos, mais sim com o que é uma arquitetura boa ou de qualidade. E o exemplo claro das Revistas que serão apresentadas no transcurso deste texto.


02 Revista colombiana Escala. (Fundada em 1962)
Casa editorial Escala S. A., Bogotá - Colômbia.

As revistas de arquitetura e urbanismo que procuram certa qualidade, geralmente apresentam trabalhos recentes ou contemporâneos, como e o caso da Revista espanhola El Croquis (Fig. 01) que apresenta os trabalhos dos arquitetos Mansilla e Tuñón, que como temos percido na revista tem uma esmerada formatação na arte de exposição dos diversos projetos (nos idiomas espanhol e inglês), a revista foi fundada em 1982 e produzida em Madrid cujos editores são os arquitetos Fernando Márques e Richard Levine.


03 Revista argentina Summa+.
Donn S. A. editora, Buenos Aires - Argentina. Diretores os arquitetos Martha Magis e Fernando Diez.

Tem revistas de arquitetura de larga tradição como e a Revista Escala (Fig. 02) fundada em 1962, sem duvida uma revista que tem mais de 50 anos no mercado de difusão com ênfase de arquitetura Latino americana. Mais no tempo de muitas publicações de variados temas da arquitetura que viram assuntos temáticos como foi o caso de acima de uma compilação do publicado sobre a Arquitetura Hospitalar (20 anos de trabalhos publicados), claro para os interessados neste tema foi um presente para nossas pesquisas (como foi nosso caso), às vezes os assuntos temáticos representam em poder fazer comparações projetais de forma e função, programáticas e das tecnológicas nos diversos projetos e escritos que são apresentados.

A revista argentina de arquitetura Summa+, talvez uma revista que se origina no idioma espanhol, agora tem uma versão integralmente em português (Fig.03), está se deve (penso eu) a cercania com o Brasil como pais limítrofe, assim como uma percepção do mundo globalizado, mais também regionalizada como é na América do Sul e do bom potencial originada pelo MERCOSUL, sem duvida a difusão de projetos nesta parte do continente se toma como um sentimento de grande região, além claro da divulgação de projetos e textos (reflexões) de outras partes do mundo, a apresentação da Summa+ é de uma alta qualidade em especial a informação pormenorizada, assim como o nível das fotografias que faz parta essência informativa.


04 Revista espanhola AV Monografias.
Donn S. A. editora, Buenos Aires - Argentina. Diretores os arquitetos Martha Magis e Fernando Diez.

A revista espanhola AV Monografia (Fig. 04), assim como do mesmo grupo da revista Arquitetura Viva, tem uma alta difusão internacional, dirigida por Luis Fernando-Galiano, uma revista com uma qualidade impressionante, mais como custo bastante elevado para os padrões internacionais. Mais devo esclarecer que na AV tem apoio do Governo da Espanha através do Ministério de Educação, Cultura e Esportes, sem duvida o apoio do Governo fomenta não só o conhecimento cultural, mais sim patrocina de alguma maneira os profissionais e os escritórios de arquitetos que tem relevância importante no cenário espanhol e internacional. Na revista apresentada acima e uma edição especial dos projetos arquitetônicos e urbanos da edição especial – Spain Yearbook. Também pudemos perceber que existem poucas propagandas comerciais. Consideramos isto importante por dois motivos o primeiro que se acredita (e se isenta da forte pressão comercial) desta forma tem uma potencial do que publica a revista, segundo que existe um forte mercado na compra especializada deste tipo de revistas.


05 Revista brasileira Projeto/Design. (Fundada em 1979)
Arco editorial Ltda., São Paulo - Brasil. Diretores os Arlindo Mungioli e Luis Carlos Onaga.

A revista brasileira Projeto/Design (Fig. 05) tem uma larga tradição no mercado interno brasileiro, esta no tempo se forma através de um jornal, mais a categoria de revista só nasce em 1979 cujos fundadores forem Alfredo Paeseani, Fábio Pentiado e Vicente Wissenbach, temos lido em alguns artículos o que pronuncia Wissenbach: “que a revista nasce a solicitude dos arquitetos brasileiros”, nos parece importante ressaltar isto, porque forem os mesmos profissionais da arquitetura e urbanismo que “clamam” para publicar suas inquietudes, suas ideias, suas criticas, e seus projetos. Ter uma revista de qualidade da arquitetura no Brasil não e uma tarefa fácil, primeiro, porque suas edições só são no idioma português que é um elemento limitador – então está dirigida para o mercado interno e alguns poucos países da língua portuguesa. Segundo porque a revista projeto/design só subsiste pelo interesse dos assinantes, e pela propaganda comercial, que em alguns números até de forma exagerada. Mais devemos dizer que no Brasil publicar revistas especializadas que tenham opinião e projeção em seus mais de 25 anos de historia em que procura levar ao leitor um ar de qualidade e de critica da arquitetura e urbanismo é um ponto muito forte e importante.


06 Revista italiana Domus. (Fundada em 1928)
Editoriale Domus S. p. A., Milão - Itália. Diretor e Editor Joseph Grima.

A revista italiana Domus se publica desde 1928, podemos dizer que e uma revista com uma larga experiência em que expressa não só projetos de arquitetura, mais tem uma visão muito critica dos assuntos relacionados à nossa arte. Domus é uma revista que considero de finalidade internacional, claro dedicada aos italianos mais também ao mercado dos Estados Unidos. Publica-se tanto no idioma italiano e inglês. Considero isto importante, primeiro porque si for só no idioma italiano seu marcado terminaria sendo local, mais ao ser também em inglês abre novos mercados em especial dos Estados Unidos e da Inglaterra, mais sabemos que em outras partes de mundo o idioma inglês tem uma enorme acolhida em especial nos países asiáticos. Talvez esta larga experiência da Domus tenha percebido essa necessidade. Acho interessante que dentro da própria revista exista um pequeno Jornal sendo a curadora e editora Elena Sommariva com variedades com correspondentes em diversas partes do mundo, mais também percebi que não tem correspondente na América do Sul que considero pelo menos um assunto a pensar, o porquê do não. Mais a revista tem revendedores no México e na América Central. Aparentemente sua subsistência se da pelos mesmo leitores, e pela extensa publicação comercial que tem em suas paginas. Mais temos reparado que tem uma forte vocação aos problemas urbanos das cidades, que considero um ponto muito favorável, porque como sabemos é difícil entender os edifícios, sem entender com claridade onde esse projeto foi inserido.


07 Revista peruana Arkinka.
Editorial Arkinka S. A., Lima - Perú. Diretor e Fotografo arquiteto Frederick Cooper Llosa.

A revista Arkinka penso que tem importante influencia no Perú, que procura um certo ar de qualidade, é não só esta motivada aos fatos da voracidade comercial, assuntos e problemas similares da revista brasileira Projeto/Design. Penso que esta dirigida ao mercado nacional do Perú, mais também aos mercados da língua espanhola. Considero como esforço de uma esmerada forma de apresentação da revista dirigida pelo seu diretor o arquiteto Frederick Cooper Llosa, e de seu conselho editorial dos arquitetos Luis Rodrigues Ribeiro e Manuel Flores Caballero (que teve o prazer de conhece-los a os colegas arquitetos no Mestrado de Arquitetura com menção a Historia, Teoria e Critica da Escola de Postgrado da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidad Nacional de Ingeniería na cidade de Lima). Sem duvida uma revista especializada da arquitetura com seus mais de 16 anos de existência, que promove percepções de fatos culturais, assim de fazer de publico conhecimento o que vem acontecendo no presente, mais também se fazer importantes “reflexões” em forma de síntese em seus textos tanto históricos como das teorias da arquitetura.

Para terminar, o proposito de apresentar estas sete revistas serve como base para o analise de como estão acontecendo às publicações contemporâneas nos temas relevantes da arquitetura e urbanismo, mais devo esclarecer que estas são algumas importantes revistas, tem muitas mais. Contar com este breve perfil penso que servira para ter referentes para as prováveis pesquisas que fazem parte da vida cotidiana dos arquitetos.

Goiânia, 5 de Novembro de 2013.
Arq. MSc. Jorge Villavisencio.