sábado, 24 de marzo de 2012

São Paulo: onde todo começo do passado ao presente

São Paulo: onde todo começo do passado ao presente


A megalópole de São Paulo cumpriu 458 anos, uma cidade cosmopolita com varias dificuldades do seu dia a dia, a igual que as cidades México, ou de Lima, ou de Buenos Aires, entre outras cidades de Latino America tiverem passados importantes para nossa “cultura” da nossa historia urbana e arquitetônica.


Em São Paulo onde todo começo que foi no “Pateo do Collegio”, teve a oportunidade de conhecer este espetáculo em varias oportunidades, como e lógico tive varias percepções nas imagens que apresentará. Mais devo esclarecer que as imagens é uma parte das visões do perceber, mais não e tudo, tem muito mais, a arquitetura e o urbanismo e sua espacialidade tem conotações que vai alem disso, e no texto apresentado embaixo e uma delas.

Goiânia, 24 de Março de 2012
Arq. Jorge Villavisencio



E a locomotiva não para: São Paulo 458 anos!


Os cartões postais, como os monumentos construídos ainda nos primeiros anos de sua fundação, ainda são vistos pelo mundo inteiro como grandes obras de arte. Nas largas ruas e avenidas de São Paulo, os 458 anos estão bem resumidos pelas estreitas histórias que fazem desta cidade esta grande metrópole.


Conhecida como a cidade da garoa e também de gente boa, São Paulo sempre recebeu de braços abertos pessoas de várias nacionalidades. Aqui, o Japão, Portugal, Itália, China e outros países se fazem presente na cultura diversificada, na alta gastronomia e na moda esbanjada. São vários sotaques brasileiros que buscam na cidade que não dorme uma chance, um começo, simplesmente tornam-se um personagem dentro da vasta história paulistana


Fonte: Jorge Villavisencio (São Paulo – 2010)


Têm comércio a céu aberto visitado pelo mundo inteiro, praças e avenidas com nomes de personalidades, shoppings centers que fazem a alegria da galera, parques convidativos para toda a família, eventos culturais, empresas, bares, cinema, teatro nos palcos de grandes salas, teatro de rua, estádios de futebol para quem curte um bolão, comida com vários temperos, roupas para todos os gostos e uma série de coisas gostosas dentre de uma cidade que mais parece um país.
Os filhos dessa pátria também amada acordam cedo, mal tomam um farto café da manhã e já correm (e correm muito) para não perder o trem, aquele ônibus tão demorado. Lutam em seus trabalhos, buscam melhor colação profissional e estudam. Enfim, quando a cidade parece adormecer, uma nova leva de gente se levanta e começa a rotina novamente. E a cidade? Essa não dorme!


Fonte: Jorge Villavisencio (São Paulo – 2010)


Pela paixão de quem está aqui e daqueles que morrem de saudade e querem voltar, ainda há muita coisa para fazer. Por traz dos muros das aparências, ainda é preciso governantes fortes e que tenha o mesmo amor incondicional. Precisa-se de pessoas que lutem para reverter o quadro de abandono em várias regiões, principalmente do local mais importante de São Paulo, a região do Centro.


A conhecida cracolândia, na região da Nova Luz, precisa de uma mão e não de um tapa. Uma dose de limpeza para as ruas e os rios que acompanham os motoristas pelas Marginais. A poluição, o transito, os alagamentos ainda acontecem nesse cenário de beleza incalculável. Até quando?


Fonte: Jorge Villavisencio (São Paulo – 2010)


Comemoração precisa de casa arrumada, projetos que melhorem a vida de quem daqui não quer sair, de quem percebe que os pulmões dessa querida São Paulo já vêm perdendo o ar!


Fonte: Jorge Villavisencio (São Paulo – 2010)


São Paulo, que seus anos dupliquem, triplique e que muitos outros anos venham e que daqui para frente, outras pessoas cheguem e outras se vão. Que no contexto político, a sociedade saiba escolher melhor e os representantes sejam, de fato, amantes dessa cidade tão importante. Sobretudo, independente do que aconteça, fique sempre fixo nos olhos de que anda por suas ruas, um traço de esperança, uma bela imagem e uma vontade de sempre lhe parabenizar!
Parabéns pelos 458 anos !


Fonte: Jorge Villavisencio (São Paulo – 2010)


Referencia:
http://estacaopauliceiadesvairada.wordpress.com/2012/01/26/e-a-locomotiva-nao-para-sao-paulo-458-anos/



No hay comentarios.:

Publicar un comentario