viernes, 13 de abril de 2012

Attilio Correa Lima: nos primórdios da arquitetura moderna brasileira.

Attilio Correa Lima: nos primórdios da arquitetura moderna brasileira.
Arq. Jorge Villavisencio

Para os que moramos em Goiânia e vivemos intensamente a arquitetura, sempre será motivo de estudo e inspiração a vida deste importante arquiteto e urbanista Attilio Correa Lima, sem duvida ele foi um dos grandes pioneiros da arquitetura moderna brasileira, sua percepção do espaço é percebido nos logros na sua arquitetura, assim como no planejamento urbano, penso que hoje ele nos leva a uma perspectiva contemporânea de visão “prospectiva”, porque sempre e bom lembrar o que o arquiteto Elio Martuccelli diz: “que o movimento moderno é um projeto que foi consolidado no espaço-tempo, mais a arquitetura contemporânea e uma perspectiva” que segundo nosso ponto de vista ainda falta muito para que seja um projeto, algo muito diferente da arquitetura moderna que já esta consolidada como veremos nas obras de Correa Lima.

Attilio Correa Lima, nasceu na cidade de Roma (1901), estuda arquitetura e pintura na Escola de Belas Artes (1925) no Rio de Janeiro, foi um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, e um dos iniciadores do ensino do urbanismo.


Correa Lima estuda urbanismo na Universidade da Sorbona, onde ele apresenta como tese a Planificação Urbana para Niterói. Sua principal obra foi o projeto da Estação de Hidroaviões de 1937 no Rio de Janeiro, que é caracterizada pela sua simplicidade e pureza das linhas, coerência funcional, exploração racional, técnica e inserção na obra num jardim tropical.
“Este aeroporto de hidraviões foi projetado por ser um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil; por ironia do destino, não longe de dali ele encontrou a morte em um desastre de avião. O Edifício e uma obra prima, embora desativada desde sua construção do Aeroporto Santos Dumont”.

F.001 – Estação de Hidroaviões (1938) – Attilio Correa Lima – vista externa
Fonte: Henrique Mindlin (1999 – {1956})

F.002 – Estação de Hidroaviões (1938) – Attilio Correa Lima – plantas
Fonte: Henrique Mindlin (1999 – {1956})


No projeto da estação de hidroaviões, foi por concurso publico, e participarem com Attilio Correa Lima os arquitetos Jorge Ferreira, Thomas Estrela, Renato Mesquita dos Santos, Renato Soeiro.
Como urbanista sua obra mais importante foi o Plano Urbano para a nova capital do Estado de Goiás, Goiânia (1933), que representa uma das principais experiências da criação de uma cidade moderna no Brasil.
Correa Lima morre aos 42 anos no Rio de Janeiro no ano de 1943.


F.003 – Plano Urbano de Goiânia (1933) – Attilio Correa Lima.
Fonte: Celina Fernandes (2001)


“Obra urbanística: o Plano Urbano para Goiânia, esta localizado na região do Centro-Oeste do Brasil. O desenho urbanístico desenhado pelo arquiteto Attilio Correa Lima de 1933, esta estruturada a partir do centro administrativo, no qual aplica um sistema radial, adaptado a sua topografia. O plano de Goiânia alterna a racionalidade de seu traçado com um referencial classista, se apóia na a monumentalidade do edifício do centro administrativo, ao mesmo tempo procura, e acha uma relação com o pintoresco da paisagem. O setor residencial tem forma reticular em referencia as cidades-jardim. Em virtude ao crescimento de Goiânia, o planejamento original de Correa Lima foi posteriormente modificado pelo urbanista Armando de Godói” (1)


Gostaria para terminar e fazer um chamado, que ainda os pesquisadores da arquitetura, não temos investigações o publicações mais “profundas” sobre a obra deste importante arquiteto, e mais, corresponde (estamos na obrigação) principalmente a nos arquitetos goianos a procura do “saber” sobre o feito por Correa Lima, porque ao final de contas usufruímos dos pensamentos da cidade onde moramos.

Goiânia, 13 de Abril de 2012.
Arq. Jorge Villavisencio


Bibliografia


GUTIÉRREZ, Ramón (org.); Arquitectura Latinoamericana em el siglo XX , Editorial Jaca Book, Milão, 1996 (p.302-303)
Versão em espanhol, Ludwerg Editores, Barcelona, 1998.
Texto em espanhol Marco Aurélio Filgueiras Gomes.
Tradução e Interpretação (espanhol - português) Jorge Villavisencio – (1)


MINDLIN, Henrique; Arquitetura Moderna no Brasil, Aeroplano Editora, Rio de Janeiro, 1999. {tradução de Paulo Pedreira do livro original: Modern Architeture in Brasil, New York, Reinhold Publishing Corporation, 1956}.

Outras referencias:
http://jvillavisencio.blogspot.com.br/2011/06/goiania-e-sua-representacao-da-historia.html


http://jvillavisencio.blogspot.com.br/2010/08/urbanismo-moderno-no-brasil.html


http://jvillavisencio.blogspot.com.br/2010/08/art-deco-arquitetura-moderna-do-seculo.html


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