jueves, 1 de diciembre de 2011

Zaha Hadid e sua inquietude sobre a arquitetura

Zaha Hadid e sua inquietude sobre a arquitetura
Critica: Arq. Jorge Villavisencio



A arquiteta iraquiana Zaha Hadid (1950-) tem muitas peculiaridades, mais de fato falar de sua arquitetura gera certa “inquietude”, penso que faz parte da maneira que ela projeta, na presente critica veremos algumas de suas obras que sem duvidas já faz parte do pensamento contemporâneo de fazer arquitetura, e claro de suas influencias nas condiciones presentes.

F001 – Fire Station (1993) Alemanha – Zaha Hadid
Fonte: H. Binet


Como todos sabem Zaha Hadid e a única arquiteta em ter recebido (2004) o importante premio da arquitetura o Pritzker, mais também foi laureada por outros Prêmios como: 1982 vencedora do Concurso para "The Peak", Hong Kong, 1994 Vencedora do Concurso, Cardiff Bay Opera House, Cardiff, País de Gales, 1997 Vencedora do Concurso, MAXXI: Museu Nacional de Arte XXI Century, Roma, 2000 Pavilhão Serpentine Gallery, em Londres e Membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras. Membro honorário do Instituto Americano de Arquitetura, 2003 Prêmio Mies van der Rohe para Honheim-Nord Terminus, 2005 Designer do Ano, Design Miami. RIBA Stirling Prize Finalista, pelo BMW Edifício Central, 2006 RIBA Prêmio Jencks. Prêmio American Institute of Architects (UK). Finalista do Prêmio Stirling RIBA, Phaeno Science Center. (GTa4P-FAU:2011B)


Minha primeira reflexão vai dirigida ao fato de ser a única mulher ao ter o Pritzker, si bem e certo que não tem muitas mulheres que forem candidatas ao premio- sim queda a duvida não é?
Mais a incursiones da arquiteta Hadid não só na arquitetura tem uma capacidade para as artes plásticas como da escultura, que de fato se entrega a uma plasticidade, inquietude e risco e o que faz parte de sua arquitetura.


Claro estas são alguns menções. Sem duvida e uma artista de ações pluralistas – sua arte não se limita na arquitetura, uma arquiteta que este imbuída nas artes plásticas, considero que seu intuição sobre as diversas artes tenha como base a escultura. Como podemos apreciar na (imagem F001) podemos ter referencias da obra do mestre Niemeyer na obra do Cassino (1942) na Pampulha, inclusive em algumas referencias foi dito que “Hadid tem referentes de Niemeyer” (Frampton, 2008), mais devo esclarecer não da arquitetura brasileira – só na arquitetura individualista e da plasticidade que faz parte das extensas obras do mestre Oscar Niemeyer.


F002 – LFone (1999) Alemanha – Zaha Hadid
Fonte: H. Binet


Na (imagem F002) vemos o extenso caminho de acesso – na arquitetura e chamada de “promenade” suas formas estilizadas que faz parte dos projetos de Hadid, mais devemos esclarecer que este recurso bastante utilizado na arquitetura moderna, é uma das formas de encontrar de a maneira lúdica em análise espacial e contexto na arquitetura. Como também de esta visão “suprematista” talvez como uma visão do “neo” mais como referente muito firme do cubismo e do movimento Dada.


F003 – Sky Jump (2002) Austria – Zaha Hadid
Fonte: H. Binet


O aspecto “escultural de Hadid” (Frampton, 2008:435) e de suas primeiras pratica no OMA especificamente da arquitetura de Rem Kolhaas esta na suas obras, e claro influenciam na sua arquitetura, mais penso que existe uma precisão muito matemática e fazer seus objetos, talvez pelos seus estudos iniciais na Universidade Americana de Beirute, de fato e importante já que o fruto da própria mesma geometria tem base nas matemáticas, só como exemplo na obra (ver imagem F003) do Sky Jump, porque definitivamente alem do equilíbrio, precisão, estética da obra, podemos também analisar seu uso/função, claro entendamos que a força da gravidade o estudo mesmo faz que seja uma especialidade – claro que é atendida com amplitude por Zaha Hadid.


F004 – Phaeno Science Center (2005) Alemanha – Zaha Hadid
Fonte: site oficial Zaha Hadid


São varias características atribuídas a Hadid, mais sua essência espacial este no suprematista imbuída no russo Malevich que sintetiza dizendo “no puro sentimento” em uma sociedade de artistas que tentam de alguma forma de ser “vanguardistas” e talvez com intuição utopistas que hás vezes incompreendidas ou pouco entendidas hoje, mais no raciocínio de Sir Tomas More (sec. XVI) é possível. Para Hadid a idéia de “desmaterializar” este presente em quase todas suas obras, apresentarem uma arquitetura hibrida (baseadas nas teorias do caos) – penso, que esta no seu conceitos proeminentes da arte (devo esclarecer que a arquitetura é arte), mais como tinha dito no inicio Hadid a “inquietude” , formalista recreia nossa mentes, e claro nos influencia nas nossas forma de pensar e atuar principalmente para o homem comum, imaginem para os que tentamos em teorizar sobre a arquitetura.


F005 – Edifício BMW (2005) Alemanha – Zaha Hadid
Fonte: (GTa4P-FAU:2011B)


Nas “Teorias do Caos” (estética relativa, geometria factual não euclidiana, domínios múltiplos, etc.) geram novas tendências de fazer arquitetura a visão do “ciberespaço”, assim como das novas tecnologias como da “computação gráfica”, penso que influenciam a Zaha Hadid, um domínio que é feito pela sua equipe, claro como diz atribuídos nos inícios no escritório do OMA, mais ao se desligar no ano de 1980 acha seu visão formalista e funcionalista, mais nem sempre chega ao desejado porque penso que existe uma “experimentação” que esta presente na sua arquitetura.


F006 – Escultura – Zaha Hadid
Fonte: (GTa4P-FAU:2011B)


A plasticidade (ver F006) vê que apresenta essa experimentação – formas amorfas que ao mesmo tempo geram visões lúdicas de entretenimento visual - comentava com alguns colegas si seria apropriado utilizar a palavra (mais vai aí) “puxenta” – algo assim como uma elasticidade que pode ter varias formas ao mesmo tempo, claro sem uma questão definida, mais assume riscos nas questões espaciais, tenho percebido que as teorias conceituais de outros arquitetos com Mais van der Rohe, Le Corbusier, Kolhaas inclusive ate mesmo Niemeyer “Zaha se aproxima de Oscar Niemeyer na medida em que ambos compartilham um certo destemor no seu trabalho e ambos não têm medo do risco que vem, inevitavelmente, com seus respectivos vocabulários de formas visionárias” (GTa4P-FAU:2011B)


F007 – Centro Aquático, Londres (2011) – Zaha Hadid
Fonte: site oficial Zaha Hadid


Neste projeto do Centro Aquático de Londres (2011) da arquiteta iraniana Zaha Hadid (1950-), faz lembrar-se da obra do Terminal da TWA do aeroporto John Kennedy (1956-1962) de New York do arquiteto Eero Saarinen, “... lugar dedicado a experimentação e criação artística.” (Montaner, 1999:59)


Si bem e certo que Hadid se aproveita dos pensamentos da arquitetura moderna, quer dizer como “inicio e não finalidade”, já que deixa um certo racionalismo aproveitada de sua usual criatividade de própria “inquietude” que esta presente em quase todas suas obras. Mais sair de inteiro do racionalismo sabe muito bem que não é possível, só para lembra da obra do Centro de Artes Contemporâneo de Cincinnati em Ohio (2003), uma obra atrelada aos conceitos ate certo ponto dogmáticos de Le Corbusier, claro em referencias a seus cinco princípios lecorbusianas.


F008 – Centro Jesolo,Itália (2010-2014) – Zaha Hadid
Fonte: site oficial Zaha Hadid


Penso que apesar de tentar de desvincular-se do pensamento moderno, e entrar de cheio no pensamento contemporâneo, mais antes devo esclarecer que o pensamento moderno “tinha um projeto” e se ser contemporâneo e a “busca de algum projeto”, que é um assunto muito diferente, mais “Quer se queira, quer não, assistimos a uma profunda alteração na consideração na arte relativamente à vida. Aristóteles podia afirmar que não é possível escrever um drama sobre homens comuns, e que é necessário criar personagens de escala...” (Zevi, 2009:199)


F009 – Thyseenkurpp, Alemanha (2006) – Zaha Hadid
Fonte: site oficial Zaha Hadid


Como podemos apreciar acima na obra do Thyseenkurpp (ver imagem F009) os aspectos tecnológicos estão presentes e inclusive nas suas decisões formais, uma estética que em minha opinião gera progresso tecnológico, mais pouco humanizante, pareceria que esta um pouco distante do próprio “ser”, mais ser contemporâneo e pensar na tecnologia “Estamos sem duvida embrulhados numa grande revolução tecnologia, ...foi uma serie de avances tecnológicos que combinarem para produzir o cambio decisivo na capacidade humana de dominar os fluxos de energia.” (Johnson, 2003:100-101)


E desta forma que podemos interiorizar nossos pensamentos contemporâneos, uma fluidez de energia dita por Johnson - “o domínio da tecnologia”, não é uma tarefa fácil mais sem duvida treinar, capacitar e, sobretudo “criar outras formas” é novos manifestos muito atuais, muito contemporâneos, de ajustar nossa forma de pensar e atuar, uma rebeldia que este presente nas teorias do caos.


Como tínhamos dito anteriormente ser contemporâneo é a busca incessante de um projeto especifico, como foi o pensamento moderno: razão, calculo, avance, limpeza, liberdade...etc., são elementos que norteiam nossas forma de pensar, talvez pensar e atuar contemporaneamente seja pensar com sustentabilidade, seja esta de forma pluralista, o uso da tecnologia no sentido amplo da palavras “ser tecnológico” seja em si nosso modus vivendi, penso que a arquiteta Zaha Hadid nos leva a uma reflexão de profundidade esmerada, que é expressada na sua arquitetura, arriscar e inquietar nas suas formas são fatos percebidos na tecnologia e nos aspectos formais.


Goiânia, 01 de Dezembro de 2011.
Arq. Jorge Villavisencio



Bibliografia


MONTANER, Josep; Después del movimiento moderno: Arquitectura de la segunda mitad del siglo XX, Editora Gustavo Gili, Barcelona, 1999.
FRAMPTON, Kenneth; Historia da critica da arquitetura moderna, Editora Martins Fontes, São Paulo, 2008.
TIETZ, Jürgen; Historia da arquitetura contemporânea, Editora h.f.hullmann, Colônia, 2008.
ZEVI, Bruno; Saber ver a arquitetura, Editora Martins Fontes, São Paulo, 2009.
JOHNSON, Steven; Sistemas emergentes: O qué tiene en común hormigas, neuronas, ciudades y software, Fondo de Cultura Económica, México D. F., 2003.
(GTa4P-FAU:2011B); Grupo de Trabalho sobre o Tema: Zaha Hadid; membros do GT: Ana Júlia Rodrigues; Ângela Nagamori; Daniel Morais; Gabriela Duarte; Juliano Victor; sobre orientação do Prof. Jorge Villavisencio da disciplina Historia, Teoria, Critica da Arquitetura IV, da Escola do Ambiente (4 período-2011B) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIEvángelica, Anápolis, 2011.


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