lunes, 4 de febrero de 2013

Ambiência na saúde: informação sobre o curso.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO DE APOIADORES TEMÁTICOS EM AMBIÊNCIA NA SAÚDE 

1. OBJETIVO DO CURSO
Formar arquitetos e engenheiros para a discussão da ambiência, instrumentalizando-os para a análise e elaboração de projetos arquitetônicos e para a orientação das intervenções nos espaços físicos do SUS a partir do referencial da Ambiência, de modo que possam qualificar suas práticas na análise e elaboração de projetos arquitetônicos na saúde e atuar como apoiadores de Ambiência no SUS.

2. DA SELEÇÃO E PÚBLICO ALVO
Seleção de 60 (sessenta) profissionais formados em Arquitetura ou Engenharia (para formação-intervenção como apoiadores temáticos em ambiência na saúde. A formação requer tempo com disponibilidade para estudo em módulos presenciais, atividades de Educação a Distância e orientação para intervenções nos espaços físicos do SUS, a partir do referencial da Ambiência, conforme diretriz da Política Nacional de Humanização. 2.1 Requisitos técnicos e operacionais

2.2.1. Requisitos para a inscrição • Graduação em Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia • Atuação profissional atual, comprovada, em atividades relacionadas à intervenção em espaços físicos do SUS; • Disponibilidade de, em média, 13 horas semanais para atividades do curso, incluindo disponibilidade de deslocamento para atividades presenciais em Brasília e em sua região geográfica conforme anexo I. • Em caso de inserção em instituição pública, documento assinado pelo gestor comprovando liberação para atividades do curso e para encontros presenciais, com datas previamente definidas.

2.2.2. Critérios de seleção • As vagas serão distribuídas do seguinte modo:
1) Entre profissionais com atuação vinculada a subprojetos do QualiSUS-Rede;
2) Caso o número de candidatos aprovados com atuação vinculada a subprojetos do QualiSUS-Rede não preencha as vagas disponíveis para a região, serão chamados os candidatos ainda com preferência regional com atuação vinculada às Redes Temáticas Prioritárias do MS em seus territórios.
3) E, se ainda houver vagas remanescentes, serão distribuídas entre os demais candidatos da região que atendam aos requisitos de inscrição.
4) Se, ainda assim, houver vagas remanescentes em uma região as mesmas poderão ser realocadas para outra região onde houver candidatos aptos.

2.2.3. Instrumentos da seleção dos Apoiadores • Currículo documentado contendo: Formação, experiência de trabalho no SUS, experiência pedagógica ou em coordenação de grupos e/ou oficinas. • Memorial descritivo contendo: Inserção profissional no SUS, situação atual de trabalho, justificativa de seu interesse em participar do curso (máximo 3000 caracteres contando espaços). • Em caso de inserção em instituição pública documento de liberação, assinado pelo gestor, comprovando a disponibilidade do candidato para participar do curso.

3. RESPONSÁVEIS PELA SELEÇÃO
 Serão responsáveis pela seleção dos participantes do colegiado gestor do Curso formado por áreas do MS e ANVISA.

4. PRAZO DA SELEÇÃO
As inscrições serão aceitas de 15/01/2013 a 15/02/2013 •. Os candidatos deverão reunir a documentação descrita no item 2.2.3 deste edital e encaminhar para o endereço eletrônico humanizasus@saude.gov.br, em e-mail único, com os documentos em pdf.

Os resultados serão divulgados em 01/03/2013.

ANEXO I 
Datas previstas para as atividades presenciais e de dispersão: Período Carga horária Atividade
04/2013 - 1ª semana 32h Encontro presencial em Brasília
04/2013 - 2ª e/ou 3ª semana 16h Encontro presencial descentralizado nas regiões
05/2013- 2ª semana 32h Encontro presencial em Brasília
05/2013 - 3ª e/ou 4ª semanas 16h Encontro presencial descentralizado nas regiões
06/2013 - 3ª semana 32h Encontros presenciais em Brasília
07/2013 - 2ª semana 16h Encontro presencial descentralizado nas regiões
07/2013 - 4ª semana 16h Encontro presencial em Brasília Ao longo do curso 56h Atividades de dispersão via plataforma de EaD [1]

[1] O custeio das passagens e diárias estarão sob encargo do Ministério da Saúde. 

Informações:

www.saude.gov.br/humanizasus

www.redehumanizasus.net




No hay comentarios.:

Publicar un comentario