lunes, 25 de febrero de 2013

Hugo Segawa em Goiás.

Hugo Segawa em Goiás.
Arq. Jorge Villavisencio

Independentemente da vinda do arquiteto Dr. Hugo Segawa para Goiás, especificamente para as cidades de Anápolis e Goiânia onde acontecerão suas aulas magnas sobre a arquitetura contemporânea. Gostaríamos de algumas reflexões sobre seu livro “Arquiteturas no Brasil 1900-1990” (1).


Penso que ideia do autor é de preencher certos vazios históricos da arquitetura moderna brasileira, mais consideramos que tanto Bruand, Giedion, Costa, Mindlin entre outros autores tem-se abocado a contar a historia da arquitetura moderna mais com percepções distintas. Penso que na mesma historiografia da arquitetura moderna brasileira não existe um historia “completa”, sempre existira algumas lacunas. Talvez intuímos que Segawa queira falar de alguns detalhes a mais, preenchendo aquelas lacunas, mais concordamos que existem motivos epistêmicos a ser analisadas, tanto assim que na breve introdução - “alguma explicação” fala-se de razões epistemológicas a ser consideradas.

Outro ponto que chama a atenção no preambulo ao dizer: “Nada e tão frustrante quanto o abismo a academia e a vida”. Bom nesta frase possa-se sintetizar que as academias estão afastadas ou distantes das realidades, mais podemos ver que neste tempo contemporâneo existe um dinamismo que faz parte das formas de construir novos espaços, penso que seja mais no seus usos tecnológicos que nas mesmas essências das espacialidades.

Nas escolhas de cidades nas palestras do arquiteto Segawa (ver pôster) tem uma relação de contrastes (é importante para a arquitetura o contraste) tanto nas cidades de Tóquio e Dallas, mais sem duvidas trazer duas cidades da Colômbia penso que tem uma relação mais direta com o desenvolvimento tectônico de índole progressista nessa nação, que não se apega a questões tecnológicas mais em essências epistêmica que cada vez ser torna mais crescente na construção de cidades sustentáveis.

Para terminar é importante que o CAU/GO tenha sempre como inciativa trazer palestrantes para esta região que de alguma maneira enriquece a vida do futuro profissional, as trocas e visões das mesmas experiências criam menos distanciamento entre a academia e a vida.

Goiânia, 25 de Fevereiro de 2013.
Arq. Jorge Villavisencio

(1) SEGAWA, Hugo; Arquiteturas no Brasil 1900-1990, Ed. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario