domingo, 18 de abril de 2010

Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright e sua arquitetura moderna.

Por: Arq. Jorge Villavisencio Ordonez
Evidentemente escrever sobre o importante arquiteto norte americano da escola de Chicago Frank Lloyd Wright e pensar na arquitetura moderna organicista, mais Wright nasce 8 de Junho de 1867 na cidade de Richland em Wisconsin, e morre na cidade de Phoenix em Arizona, USA, no dia 9 de Abril de 1959, aos 91 anos. Este prolífico arquiteto teve influências iniciais de seu professor o Arquiteto Louis Sullivan, mais ele passa por varias etapas na sua vida profissional, e claro de seus referentes criativos como da cultura Maya no México, no Japão (depois do terremoto na cidade de Tokyo em 1923), que para mim sua influencia organicista nasce nesse momento, quiçá ao sair um pouco do pensamento occidentalista e adentrar e conhecer a espacialidade da rica arquitetura oriental, criador do termo “usonia” por dizer de maneira ampla a cultura de igualdade e espontânea de Norte America.


Neste breve ensaio apresento e analiso quatro de suas obras, entre elas estão: A Igreja de Oak Park, na cidade de Chicago (1906-1907), a famosa Casa das Cascatas em Bear Run, em Pensilvânia (1936), a torre da companhia Johnson Wax em Racine, Wisconsin (1949-1951), e por ultimo o não menos famoso Museu Guggenheim, na cidade de New York (1956-1959), por sua basta obra arquitetônicas não poderíamos assumir todas e das tendências que forem surgindo através do espaço tempo, mais acho que nestas quatro obras vou tentar sintetizar alguns de seus pensamentos que se expressam nos seus desenhos. Para Wright a palavra orgânica, que ele amplia na primeira vês na arquitetura foi em 1908, onde passou a a significar o uso dos balanços em concreto como se tratasse de uma forma material (Frampton 2008:36)


Igreja de Oak Park, na cidade de Chicago (1906-1907)


Neste projeto sua arquitetura (o vai a transição) do estilo de arquitetura de Art Nouveau de idéia da racionalidade (ser racional e um elemento importante da modernidade), com motivos inspirados na arquitetura Neoplásticas De Stilj, Bauhaus (Walter Grophius) e Le Corbusier, evidente inspiração do artista plástico Piet Modrian, movimento de vanguarda desta época, mais a igreja de Oak Park, foi feita nas mesma época ou contemporânea de Gaudi e de Wagner, a igreja se basa em uma estrutura modular e de uso do concreto, donde demonstra neste momento a utilidade do concreto.


Este complexo arquitetônico se basa de Lake Street, que é a unidade do templo, y de em a parte posterior que é o colégio, a que denomina (ver imagem arriba) como a unidade da casa, foi um projeto bastante econômico para a época que não sobre passava dos 40.000 dólares, os elementos cúbicos e lineais de seu sistema modular foi planejada de uma forma bastante racional, este período histórico que e influenciado do Art Nouveau que se espelha no arte cubista.



Casa das Cascatas em Bear Run, Pensilvânia (1936)

Poderia dizer que esta obra de Wright, tem um significado profundo da arquitetura moderna, através do espaço tempo muitos críticos tem escrito sobre magnífico projeto arquitetônico, mas acho que o pensamento não só vem de nosso ideais ocidentais, mais com a experiência que ele teve no Japão, de pensamento oriental, traz como produto esta integração dos espaços internos e externos como num momento de reflexão das necessidades ambientalistas, que é um tema importante para a arquitetura contemporânea da atualidade, a valorização do ambiente, em resume a relação homem-natureza.




Quiçá sua obra da Falling Water o Casa das Cascatas para mim e claro para muitos seja a grande produto por esta relação que temos citado acima, que e evidente que não e por sua monumental, obras que eram expressiva na aquela época (em grandes escalas dimensionais), mais pela qualidade e o rigor do estudo da relações espaço e forma, que foi um tipo de pensamento muito cedo, e isso e de vanguarda. La combinação pedra, água, concreto, que intervém nos espaços das varandas representa alem da sua horizontalidade da forma uma integração natureza e a questão espacial da arquitetura. Wright fez todos seu esforços possíveis para incorporar sistemas de controle ambiental engenhosos modernos, como sistema eficaz de calefação e ventilação... (Frampton 2008:83)



Torre da companhia Johnson Wax em Racine, Wisconsin (1949-1951)

O edifício de uma arquitetura bastante racional tem como qualidades a simplicidade da forma pura, mais integrado com a questão de transparência, alem e claro de seu lado da verticalidade de forma, em que se exige no projeto administrativo desta empresa.




O equilíbrio e o balanço do edifício marcam a diferença feita em concreto armado (ver imagem de embaixo) em que este se envolve em uma membrana de vidro transparente. A primeira vês que Wright, o mestre da alvenaria, aclamou o “vidro” como o material moderno por excelência, foi em suas famosas conferencias de Kahn, proferidas na Universidade de Princeton em 1930.
Wright expressa de “estilo e indústria” onde diz: O vidro tem uma visibilidade perfeita, finas laminas de ar cristalizado para manter as correntes de ar dentro o fora. A superfície de vidro também pode ser modificada para permitir que a visão as atrevesse de um modo de chegar a perfeição (Frampton 2008: 226)




Museu de Salomon R. Guggenheim em New York (1956-1959)

Esta obra magnífica contem uma escala dimensional maior em relação à cidade, implantada em um terreno de escassas dimensões, localizada entre a 5 avenida (forma que expressam os norte americanos da ápice da localização na cidade de New York) e a 88 avenida e 89 avenida, forem muitos anos de planejamento desta obra, onde inclui uma severidade das formas complexas da arquitetura, pero seu desenho começa no ano de 1943, em plena segunda guerra mundial, pero seu desenho e forma espiralado aparece entre os anos de 1947 ate 1951, que derem para Wright todo tempo para pensar sobre as formas a ser aplicadas, ademais e claro dos aspectos de funcionabilidad respeito a forma adotada, poderíamos dizer que depois de feita esta a obra, termina sendo um ícone de arquitetura moderna.


Também quero expressar que a pesar do falecimento em 1949 de Salomon R. Guggenheim, a obra segue em continuidade – a sustentabilidade da obra, e em sua apertura do Museu nas primeiras nove semanas forem visitados por mais de 750,000 pessoas. Ademais penso pelas exposições da obras contidas no Museu de Kandinsky, Cezanne, Klee, Arp, Brancussi e outras todas estas obras particulares de Salomon que forem doadas para o Museu, mais pela “formas de audácia” do edifício de Frank Lloyd Wright. Onde pareceria a proposta de uma cena de ficção cientifica de um elice espacial por excelência, penso que poderia ser uma forma inspiradora das naves espaciais da aquela época – o inicio da conquista do espaço sideral, como também de uma continuidade do edifício para com a cidade, onde seu lado espiralado da esta continuidade em que não termina.









Pouco antes de sua morte Wright explica que seu tanque em forma de vulva no foyer do edifício “típica dos detalhes deste edifício, a figura simbólica de uma vagem seminal ovalada que contem unidades globulares” (Frampton 2008:227), esta visão “usonia” atinge sua realização plena na obra do Museu.


Todo grande arquiteto, necessariamente, um grande poeta. Deve ser um grande intérprete original de seu tempo, nos seus dias e da sua época. (Frank Lloyd Wright)


Biografia:

Arquiteto norte-americano, um dos grandes mestres da arquitetura do século XX e inventor do termo "Arquitetura orgânica". Frank Lloyd Wright nasceu em uma família de pastores de origem britânica, o pai do ministro da igreja Batista, palestrante e professor de música e uma mãe professora. Sua infância e adolescência passaram em uma fazenda, onde viveu em estreito contacto com a natureza, algo que a concepção condicional subseqüente da arquitetura. Ele participou Madison High School, em 1886 ingressou na Universidade de Wisconsin, para estudar engenharia, mas deixou o tempo, movendo-se para Chicago, e entrou para o estudo de Silsbee.
O lado convencional deste arquiteto que gosta de Lloyd Wright, que deixou o estúdio para trabalhar como desenhista no estudo de Adler e Sullivan, onde Louis Sullivan (*), um dos sócios, exerceu uma importante influência sobre ele. Em 1893, em parceria com outro arquiteto por alguns anos até que em 1896 ele abriu seu próprio escritório de arquitetura. Em 1894, ele projetou o "Winslow House", o primeiro da famosa série de casas de pradaria, uma casa totalmente integrada ao seu ambiente, o que eu chamaria de "arquitetura orgânica". Lloyd Wright viajou para a Europa em 1909 e, posteriormente, apresentaram seus trabalhos em uma exposição de arquitetura e design em Berlim, com grande apreço. Entre 1915 e 1922 ele trabalhou com Antoni Raymond no projeto do Hotel Imperial, em Tóquio, desenvolver um método de construção anti-sísmicas. Desde o início de sua carreira, Frank Lloyd Wright rejeitou o estilo neoclássico e vitoriano que dominaram o século XIX, estava convencido de que a forma de cada edifício deve estar ligada à sua função, o ambiente e os materiais utilizados na sua construção.

(*) Nota: Ver neste Blog - arquiteturavillavisencio - sobre o arquiteto Louis Sullivam no mês de Novembro 2009 (7/11/2009).


Bibliografia

VENTURI
, Lionelo, Historia de la Critica da Arte, Randon House Mondadori S.A., Barcelona, 2004.


FRAMPTON, Kenneth, Historia da arquitetura moderna, Livraria Martin Fontes Editora, São Paulo, 2008.

HOFMANN, Werner; KULTERMANN, Udo, Modern Architeture, The Viking Press Inc., New York, 1969.

VILLAVISENCIO, Jorge; Blog: arquitecturavillavisencio, Lima e Goiânia, (2009-2010).

No hay comentarios.:

Publicar un comentario