martes, 6 de abril de 2010

Sustentabilidade Urbana

Sustentabilidade Urbana
Crítica: Arq. Jorge Villavisencio O.



Que e desenvolvimento sustentável?
O desenvolvimento sustentável: é que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras, em satisfazer suas próprias necessidades. (Edwars 2008:20)

Sustentabilidade dos projetos urbanos:
Penso no primeiro momento que a sustentabilidade da se pelas exigências culturais, sociais e econômicas das regiões, para isto é necessário que as estruturas ambientais existentes, o a ser implantadas, tenha a seguintes considerações básicas:

1. Implantação e manutenção para que estas gastem menos energia.
2. Gerar o mínimo de impacto ecológico.
3. Gerar o conjugar consenso na população das necessidades de proteção aos temas ambientais.

Biocidade – Define a idéia de uma cidade densa, complexa, dinâmica e equilibrada com a natureza tropical, em suma, viva, ecológica e culturalmente diversificada como é a sociedade brasileira” (Gouvêa 2008:81)
Em suma o equilíbrio homen-natureza, faz que se tenha a sustentabilidade da cidade, mais ela é diversificada por as regiões em que são implantadas estas cidades, nos conceitos amplos dos aspectos culturais, sociais e econômicos em que isto gere riqueza de pensamento e de provável ação.

Solidária e Flexível
“Procurar organizar os espaços da cidade evitando a setorização rígida. Buscar sobrepor usos compatíveis, que possibilitem maior flexibilidade de usos, assim como criar alternativas urbanas para evitar a segregação socioespacial”

Penso que a arquitetura e o urbanismo têm que ser flexível em todo momento, a rigidez só leva a um enquadramento de fechamento do pensamento, e sendo a arquitetura como arte que é, precisa de liberdade de ação em que gera comunicação espacial, ademais da concordância com o meio ambiente, esta orientação penso que deve ser também de comunicação de massas social e cultural, o seja de todos.


Orientabilidade
“Construir arranjos espaciais que facilitem a orientação e acessibilidade aos principais pontos da malha urbana. Procurar na historia ambiental ecológica urbana local e regional, elementos para compor o sistema de orientação urbana “vegetação, edifícios históricos, relevo, traçado monumentos” (Gouvêa 2008:80-84)

Penso que na arquitetura e no urbanismo esta baseada nas questões espaciais o de cognição do espaço, sempre foi assim, porque a historia da arquitetura é, antes de mais nada e essencialmente, a historia da concepções espaciais. (Zevi. 27:2009 {1984}), e claro não pode ser de outra maneira, porque nas questões ambientalistas e mãe natureza da base a o dito na Carta de Atenas 1933, “sol, espaço e vegetação”,é isso aí. (Arq. Jorge Villavisencio – JVO – apresentado no EREA 2010

Centralidade
“Organizar a cidade de forma que possua uma hierarquia de centros, tendo um o mais como principal (Gouvêa 2008:82), restringindo o uso do automóvel em favor do transporte coletivo e dos transportes limpos: bicicleta, veículos elétricos, e o caminhar pela cidade”.

A organização espacial e a pedra angular para o desenvolvimento correto da cidade, pareceria que o ser humano vai encontra desta corrente, para desorganizar, a vida em si dos seres, que é: nascer, crescer, reproduzir e morrer, e desta maneira que somos, e desta forma nos organizamos (a vida) numa seqüência ate lógica que nos da a natureza.
E evidente que a cidades de grande porte não seguram mais este desconforto da mobilidade da cidade, que é um principio da modernidade por isso os urbanista temos que estar a favor do transporte de massa e dos “transportes limpos” como sinala Gouvêia.

“Evitar o abandono os centros antigos, renovando, revitalizando e/ou seus espaços, inclusive para o espaço residencial”.

Penso que o abandono gera decadência, e o arquiteto e urbanista como conhecedores do espaço, tem que ser implacável contra o abandono, já que uma das maiores ferramentas que tem esta profissão é a “criatividade”. Por isso renovando e revitalizando estamos resgatando nossa historia (elementos primários), como também nossa identidade local e regional.

Diversidade
“Criar uma malha urbana o mais diversificada possível. Incentivar o uso residencial, procurar conjugar a moradia térrea, geminada, de um o mais pavimentos, com a habitação coletiva sobreposta ou em media o grande altura, criando variedade forma e estética”

Penso no primeiro lugar que o urbanismo contemporâneo não fixa um só Centro Urbano ( a menos que seja o Centro Histórico – como identidade histórica urbanística, que claro deve ser preservada), ele tem vários centros criados pela mesma população – sociedade, e saber conjugar estes vários “Centros” como as questões residenciais no e uma tarefa fácil, porque a arquitetura e o urbanismo e “complexa” – e penso que sempre será assim – entender ou re-entender as questiones espaciais nos diferentes graus de influencia.


Bibliografia:
ZEVI
, Bruno; Saber ver a arquitetura, Editora Martins Fontes S.A., São Paulo, 2009.
EDWARS, Brian; Guía Básica de Sostenibilidad, Editora Gustavo Gili, Barcelona, 2008.
GOUVÊA, Luis Alberto; Cidade Viva: Curso de desenho ambiental urbano, Editora Novel, São Paulo, 2008.
ROMERO, Marta Bustos (Org.); Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística – Reabilita, Editora Fundação Universidade de Brasília – FAU/UNB, Brasília, 2009.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario