domingo, 20 de junio de 2010

Ensino da Arquitetura: FAUA/UNI nos seus primeiros cem anos de vida, Faculdad de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidad Nacional de Ingeniería

Ensino da Arquitetura: FAUA/UNI nos seus primeiros cem anos de vida, Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidade Nacional de Engenharia, Lima, Perú

Uma breve introdução
Em Latino America não forem muitas as Universidades que fizeram seu projeto de arquitetura especificamente por arquitetos para a realização de seus edifícios para as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, mais comentaremos neste artigo histórico investigativo a importância da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidade Nacional de Engenharia, localizada na cidade de Lima no Perú. Que neste ano esta Faculdade mais conhecida como FAUA/UNI cumpre seus primeiros “cem anos de vida”, e consideramos por necessário realizar uma investigação histórica sobre como foi seu processo, é uma forma de fazer justiça nesta escola a traves do tempo-espaço muitas Faculdades de Arquitetura no Perú tem-se inspirado na sua metodologia de ensino sobre a arquitetura alem e claro de ser primeira Escola de Arquitetura a ser fundada no Perú e projetada por arquitetos especificamente para ser uma Faculdade de Arquitetura.



Imagem atual de Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidade Nacional de Engenharia, Lima, Perú.


Neste trabalho realizado por meu colega do Mestrado em Arquitetura – Historia Teoria e Critica da Escola de Postgrado da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidade Nacional de Engenharia – FAUA/UNI o Arquiteto Manuel Ferreyra (considero distinto professor da escola de pré-grado desta Faculdade) apresenta seu trabalho investigativo os seus alcances desta Faculdade, na primeira parte desta pesquisa que embasa no seu lado “Histórico”, Ferreyra explica quem forem seus primeiros professores da FAUA/UNI, e inclusive o grau de influência a nível internacional, como também das virtudes da arquitetura do Neoperuano, e Neocolonial, mais também a partir dos anos 40 do século XX, a visita do Professor Walter Grophius da importante Escola da Bauhaus, que influi na mudança da estrutura da malha curricular da nossa escola. Como também a importância do Grupo Espaço de 1947, nas questões acadêmicas, por ultimo suas “projeções a futuro”, e evidente como vamos analisar o que imbui Ferreyra dos destaques dos seus ex-alunos desta Faculdade, como também onde serão acreditas esta escola a futuro, como no RIBA entre outros.
Arq. Jorge Villavisencio.


Centenário FAUA/UNI , Resenha Histórica, Projeções.
Prof. Arq. Manuel Ferreyra

ANTEDECENTES HISTÓRICOS (1)
Em 29 de abril de 1910 começa a formação dos arquitetos que se formaram no Peru com a promulgação do Decreto Supremo, assinado pelo então presidente Augusto B. Leguía, que criou "a seção especial na Escola de Engenharia para a formação de arquitetos construtores", observando que "o aumento na fase final de construção, agora é necessário instalar a referida secção." Com este instrumento legal Registre-se formalmente a origem do que é hoje a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da Universidad Nacional de Ingeniería.
Ele fez parte da formação inicial de professores Eng. Teodoro Elmore,é a partir de 1877-1910 corresponde ao ditado do curso de arquitetura na Escola de Engenharia, o arquiteto Enrique Gongora, que era um professor da mesma escola desde 1885. Em seu primeiro mandato, ocorre na função dos métodos de treinamento da École des Beaux-Arts em Paris, que se identifica com a maioria dos docentes estrangeiros, além do projeto.
O primeiro currículo foi elaborado por uma comissão, composta pelo Sr. Teodoro Elmore, o Sr. Juan Villena e Arquiteto Félix Gautherot, a decisão de 1911, quando o primeiro aluno matriculado.
Na sua estrutura, o plano deu semelhanças diretas com os da Faculdade de Arquitetura e da Escola Nacional de Belas Artes, edição especial de Paris. No entanto, exige uma formação geral, com forte ênfase na construção. Assim, o eixo da corrida não está no projeto, mas sua implementação no local, gerando uma diferença notável com a École des Beaux Arts, de própria dá identidade à formação de arquiteto construtor do Perú.


Imagem da época da construção da Faculdade da FAUA/UNI.

Após o início do curso, pelo arquiteto Enrique Bianchi, a organização do novo Construtor Arquitetos Secção da Escola de Engenharia ficou sob a responsabilidade do arquiteto Ricardo de Jaxa Malachowsky, da Polônia onde se formou na França. No final de 1911 envolve a transferência do corpo de conhecimentos específicos dos franceses acadêmico, que ele tinha entrado com o primeiro lugar entre os estudantes estrangeiros de se formar mais tarde com a medalha de ouro para se tornar um modelo de sucesso dos jovens de sua geração. Ao assumir a liderança do setor, em 1912, começa um longo processo de fortalecimento do corpo de conhecimentos da corrida, que governou durante os trinta e três anos que permanecem como um professor. O recrutamento de professores estrangeiros, como o arquiteto Bruno Paprocky, formou-se em França polonês também contribuiu para o reforço da formação. O programa contribui para o conhecimento da ciência e tecnologia para a construção, as habilidades necessárias para projetar e seus fundamentos culturais e artísticos. Neste corpo de base, semelhantes na maioria das escolas que desenvolvem simultaneamente na América, nós vamos adicionar mais você aléia, os poderes do perfil que será estruturado em uma transcendente evolução associados à definição progressiva da identidade da profissão a nível local.
Mais tarde, em 1928, são incorporados no ensino arquitetos peruanos formados no estrangeiro como Rafael Marquina, graduado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, Héctor Velarde, ambos os estudos na Ecole des Travaux Publics Spéciale du Bâtiment L ' Industrie e a Ecole des Beaux Arts, em Paris e Fernando Belaunde, que havia estudado na Universidade do Texas em Austin. Insira também a fazer-indulgência, Arquiteto Emilio Harth-Terre, grau primeiro profissional no Peru. O grupo então se reuniu para cumprir as funções de ensino era, simultaneamente, um importante papel historicamente reconhecido na prática. O Neoperuano e neocolonial, das influencias indígenas arquitetônicos e estilos artísticos foram desenvolvidos por este grupo, agindo em conjunto com proeminentes artistas locais.
A partir de 1931, começa uma segunda fase de formação de infra-arquitetura marcada pelas mudanças decorrentes da promulgação de uma lei nova universidade levando a primeira reforma do currículo. Designado para o efeito uma Comissão integrada de professores, entre outros, pelos arquitetos Ricardo Malachowsky, Bruno e Rafael Paprocky Marquina, desenvolvendo seu trabalho na base da apresentação da proposta dada pelos arquitetos Emilio Harth Terre, Alberto e Goytizolo Carlos Morales Machiavello sob os auspícios da Sociedade de Arquitetos do Peru.

Visita a Lima o Arquiteto Walter Grophius da Escola da Bauhaus, recebido por o Arquiteto Fernando Belaunde – primeiro Reitor desta Faculdade.

Em janeiro de 1946, ocorre uma grande reforma curricular, quase em simultâneo com a constituição do Grupo Espaço, em 1947, cuja principal figura, o arquiteto Luis Miró Quesada, tem grande influência acadêmica. Adotar os métodos da Bauhaus como uma reação atrasada em relação às tendências internacionais e com a plena participação de arquitetos, nós peruanos. Além disso, o estabelecimento de um exame profissional para a seleção de jovens aspirantes a estudar a raça. Em seguida, cria o Departamento de Arquitetura, cujo primeiro chefe foi o arquiteto Rafael Marquina.
"Em poucos anos, o tipo de ensino tradicional que ainda é ensinada, e que ainda havia espaço para a abordagem clássica da arquitetura, é trans-formada em um tipo mais atual de formação, que enfatiza a funcionalidade, o contemporâneo, a expressão dos materiais, o uso de um vocabulário arquitetônico que excluía a imitação de estilos históricos e da importância do urbanismo”. (2)


Imagem na construção da FAUA – com a mirada atenta do Arquiteto Fernando Belaunde.

A criação da Universidade Nacional de Engenharia, em 1955, traz como corolário o surgimento da primeira escola de arquitetura do Peru com o nome de Faculdade de Arquitetura e Arte Urbana.
Concomitantemente com a criação da Escola, o primeiro reitor foi o arquiteto Fernando Belaúnde Terry, é construído e abre seu novo edifício, construído através da contribuição econômica dos seus docentes e alunos e a participação voluntária dos alunos como construtores. Arquiteto Belaunde se fez a abordagem original, o desenvolvimento com a participação dos arquitetos Raul Morey e Mario Bianco, sendo este último responsável pelo projeto. Este trabalho tornou-se emblemático da modernidade na arquitetura, no Peru, após ser selecionada por Henry Russell Hitchcock entre os três representarem ao país na exposição arquitetura Latino americano (3) em Nova York em 1955. Incluídos neste grupo a construção vizinha, projetado pelo arquiteto Luis Ortiz de Zevallos originalmente para o Instituto de Planejamento da Lima, e UV3.


Imagem na época da construção da FAUA/UNI.

Mais tarde, em 1961, o arquiteto Santiago Agurto Calvo, chefe do terceiro destes projetos, foi eleito como Dean, preparando um novo currículo em 1962. No ano seguinte, depois de ser eleito-o como o novo reitor da universidade, foi sucedido pelo Sr. Luis, Miro Quesada, que reúne um grande grupo de artistas e intelectuais em torno da Universidade Nacional de Engenharia. O resultado do presente concurso foi a publicação da revista Amaru, sob a direção de Fernando de Szyszlo, é considerado o esforço editorial "mais significativas na cultura nacional. Gabriel García Márquez Amaru publicadas em capítulo de abertura dos Cem Anos de Solidão ", obra inédita até então. Outros proeminentes intelectuais americanos e artistas como Pablo Neruda, José Miguel Oviedo, Carlos Fuentes, Carlos Belli-Germain e José Lezama Lima, tem alternado nesta colaboração com o jornal peruano Mario Vargas Llosa, Alfredo Bryce Echenique, Julio Ramón Ribeiro, José María Arguedas, Adán Martín, Augusto Salazar Bondy e Jorge Eduardo Eielson, são personalidades internacionais, tais como Claude Lévi-Strauss e Herbert Marcuse, entre outros.

Durante seu mandato como reitor, Miro Quesada também cria duas novas escolas a de Arquitetos e Técnicos de Artes Visuais, que mais tarde, quando o arquiteto Adolfo Córdova terminar seu mandato como reitor em 1968, foram frustradas, como resultado - gráfico das reformas legislativas introduzidas pela ditadura militar. Então, as novas escolas desaparecer e todos os poderes são transformados em departamentos acadêmicos econômicas, incluindo a arquitetura. Este regime durou 16 anos, durante os quais os arquitetos Julio Arce, Carlos Williams e Victor Smirnoff conseguiram como diretores. Por último, a entrega efetiva do Direito da Universidade de 1984, restabeleceu o sistema de potência, com o arquiteto Javier Sota como novo reitor. Durante este período, houve uma reforma do currículo de graduação e fundou a seção de pós-graduação, integrando os cursos do antigo Instituto de Planejamento Urbano de Lima. Atualmente, a secção é a escola de pós-graduação é especializada nos mais altos estudos nacionais de história, teoria e crítica de arquitetura, habitação, renovação urbana, a conservação do patrimônio construído, gestão urbana e regional e a gestão ambiental, cumprindo o objetivo de formar capacidade profissional especializados para assumir novos desafios.
Nas últimas décadas do século XX, os arquitetos José García Bryce, Eduardo Chullén, José Betín e Luis Cabello assumirem sucessivamente as responsabilidades de condução da faculdade. Em 1991, o arquiteto Bentin, designar uma comissão para preparar o currículo, com adaptações e alterações posteriores, governou até 2008. Finalmente, os arquitetos Raúl Flórez, Luis Delgado, Luis Soldevilla, terem sucedidos como o decano desta faculdade até hoje, continua no caminho traçado pela sua história rica e expectativas para o futuro.
Entre os ex-reitores, note-se que o arquiteto Fernando Belaúnde tornou-se presidente do Peru e do arquiteto, Javier Sota Ministro da Educação, e do arquiteto Eduardo Chullén sérvio no gabinete do vice-ministro de Habitação e Desenvolvimento urbanas, em igual o arquiteto Raúl Flórez. Muitos alunos têm servido o país em vários importantes cargos ao executivo, inclusive destacando a obra do arquiteto Eduardo Orrego como prefeito de Lima e arquitetos Javier Velarde e Carlos Pestana como ministros da Habitação e Construção.

PROJEÇOES PARA O FUTURO
A Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes (FAUA) ações do contexto mais amplo dos princípios e propósitos da UNI. Isso envolve a combinação de tecnologia, ciência e arte em seus propósitos de formação, pesquisa e projeção social.
A comunidade do corpo docente é composta por alunos, professores e administrativo para compartilhar a busca da excelência de ensino na sua área. Um processo de seleção diligente dos alunos, começando com o teste de admissão geral da UNI e exige a adição de uma prova de aptidão profissional assegura a adequação dos candidatos, na proporção de um candidato por doze candidatos como estatísticas do último processo. A diversidade e especificidades da população nacional, e as tradições regionais estão presentes em cada membro da comunidade. Alunos e professores do estatuto social e econômico diversificado enfrentam um desafio juntos convivência orientada para a resolução de problemas urbanos e que edificatorio comum. Seu principal objetivo é o desenvolvimento do homem e à sociedade na forma que a arquitetura e o urbanismo em que se trata. Estudos regulares são simultâneos para as atividades dos grupos culturais que unem os nossos alunos de acordo com sua orientação acadêmica e interesses extracurriculares, permitindo-lhes adquirir competências em trabalho em equipe, interdisciplinaridade, formação prática e liderança social.
Nos últimos anos, os prêmios aos estudantes, diplomados e professores da FAUA discutir a validade do seu prestígio e reconhecimento dos pontos fortes de seus alunos para a prática profissional no Peru e no exterior. Estes prêmios, em todo o Peru Bienal de Arquitetura de cada concurso anual de qualidade arquitetônica, ou em competições particulares e investigações arquitetônicas, são concedidos de forma regular nossos alunos e professores. Doze dos treze Golden Hexagons concedida até hoje, é o maior prêmio da arquitetura peruana, foram recebidos por alunos da FAUA. Posições de destaque dos nossos alunos na exposição de seus projetos no cone de concursos ARKINKA e participação em conferências latino-americanas, como ELEA, localizado FAUA como referência nas escolas nacionais.
A atualização dinâmica de modelo de formação universitária, atualmente em preparação, em consonância com sua missão e visão, propõe-se adotar um modelo de treinamento para a investigação em que é centrado no aluno aprender, com significado, a base do processo habilidades de fazer. Concomitantemente, a reforma curricular do novo curso na graduação como um resultado do esforço para atualizar a face arquitetônica os desafios do século XXI e ao desenvolvimento sustentável da nação. Novos temas e tendências na prática profissional a nível local, nacional e global, requerendo a acreditarão internacional de cursos universitários. Entendendo que todas as formas de pensamento emergentes na profissão, são destinadas a enriquecer a experiência educacional, a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes tem fortalecido a partir delas o seu papel tradicional de liderança na formação do ambiente construído e urbano da sociedade contemporânea.
O novo Projeto Acadêmico FAUA se complementa com iniciativas para atualizar o treinamento e os efeitos reais acadêmica, ser conciliado com as demandas do trabalho social e ordens, e com a orientação necessária para o desenvolvimento pessoal e nacional. O objetivo da orientação é implícito na realização do objetivo definido e expresso em uma abordagem eficaz no aspecto social que concilia as atividades da pós-graduação com a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento nacional a partir de sua área de especialização. Esta orientação para a adoção de fatores determina a eficiência no processo de formação, cumprindo com a geração de um arquiteto cujas qualidades são definidas no perfil apuram a escola oferece.
A nova gestão da educação envolve alunos e seus antecedentes pessoais, os professores e as suas competências pedagógicas, a estrutura de conhecimento do currículo, como o processo educacional ocorre, o tecido social em que se desenvolve, e o papel que os arquitetos desempenhar. No núcleo do projeto adota um modelo de formação centrado no aluno como um processo individual com significados natureza social construtiva em termos de aprendizagem significativa, com uma estrutura curricular no âmbito do regime de competências e integração de temas como a mecânica de recursos educativos para o exercício de aprendizagem realização.
Como a primeira escola de arquitetura no país e por causa de sua tradição de qualidade, a alimentação é projetada no futuro para sustentar as suas vantagens qualidade. O recente acordo assinado para a instalação do primeiro Fablab de América Latina, graças à colaboração do governo espanhol, permitirá que as equipes da FAUA tem a mais alta tecnologia e com o conselho do Instituto de Arquitetos da Catalunha para a sua execução durante este ano, o país dará os maiores avanços em tecnologia de desenho. O pedido para o Royal Institute of British Architects (RIBA), para o credenciamento de uma carreira de arquitetura em FAUA foi respondida positivamente por iniciar o processo desde 2009, seguido pela presença do Conselho de visita no prestantes deste ano, a próxima visita do Conselho de Validação da instituição prevista para 2011, a fim de concluir o processo. Isso colocará a FAUA entre as 130 escolas de 25 países cuja qualidade tem sido acreditada pela RIBA, com a qual podemos validar o reconhecimento de estudos, intercâmbio de experiências acadêmicas e promover a mobilização de professores e alunos.
A instalação de Fablab e o título do RIBA são os eventos com os quais a FAUA decidiu comemorar seu centenário, assim como a tosse, mesmo que projetou para o futuro. Essa projeção, assim como uma comunidade de aprendizagem dentro de mim, nos 900 alunos e 120 professores, com uma relação de um professor para cada sete alunos deram razão para esperar que a escola vai continuar a apresentar resultados positivos para a sociedade. Portanto, para os eventos históricos começou quando um grupo de pioneiros projetou o primeiro plano para a formação de Arquitetos do Peru e remarcação se a ação conjunta e desinteressada professores, alunos e ex-alunos se tornaram realidade construção do novo local escola, se uniram por ocasião do primeiro centenário, o anúncio da instalação da primeira Fablab América Latina e no início do processo de acreditarão da corrida antes do Royal Institute of British Architects - RIBA, continuando a tradição histórica escola desenvolveu durante o século passado e do projeto o mesmo nível de precedência para este século.
O FAUA entra no seu segundo século com uma garantia de renovação de identidade batizando formação de alta qualidade que é oferecida desde o seu início e indelevelmente marcada sobre o ensino de arquitetura no país, onde muitas escolas surgiram a partir de hoje este núcleo comum visão compartilhada.


Arq. Manuel Ferreyra
Professor FAUA/UNI

(1)Este resumo, para o período entre 1910 e 1955, é baseado na obra de Ortega Syra Álvarez: A formação em arquitetura, no Peru. Fundo, no início e desenvolvimento até 1955. UNI Projeto História, Instituto de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes, Universidad Nacional de Ingeniería, Lima, 2006.

(2)Bryce Garcia, Jose, Prefácio. In: Ortega Álvarez, Syra, op. cit., p. 20.

(3)MoMA Exposição # 590. Arquitetura latino-americana desde 1945. 23 de novembro de 1955 - 19 de fevereiro de 1956.

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