martes, 1 de junio de 2010

Carta de Atenas – 3 Parte.

Carta de Atenas
Analise e Síntese: Arq. Jorge Villavisencio.


A Carta de Atenas
Titulo Original: La Charte D´Athenes (1942)
Os princípios do Urbanismo
Le Corbusier, Fondation Le Corbusier e Editions de Munuit, Paris, 1957.

A arquitetura e o Estado.
Os arquitetos, com a firme vontade de trabalhar com o verdadeiro interes da sociedade moderna, estimam que as academias, conservadoras do passado, ao descuidar o problema da vivenda em benéfico de uma arquitetura puramente de luxos, que dificultam o progresso social.
(Le Corbusier 1957:148)

3. Lazer – Observações e Exigências

a) Observações:

30. As superfícies livres são em geral, insuficientes.
No interior de algumas cidades existem todavia superfícies livres. São as que há sobrevivido milagrosamente a nossa época. Nos dois últimos séculos têm devorado com ferocidade estas reservas, autênticos pulmões da cidade. Não tinha aparecido o ponto de vista social que hoje tem um novo sentido e que levara ao um novo destino.
... ser a sede das atividades coletivas da juventude e proporcionar um terreno favorável para o lazer, passeios, jogos em horas de descanso.

31. As superfícies livres tem suficiente extensão, a menudo mau distribuídas que resultam pouco uteis para a massa dos habitantes.
As superfícies livres têm suficiente extensão mais estas estão localizadas na periferia e no centro – considerado como zona residencial de luxo.
... Na periferia só servem para os domingos, e não tem influência na vida cotidiana.
... No centro só servem para a beleza da cidade.
Seja como forem nos dois casos é um grave problema da higiene popular, sem melhora alguma.

32. A localização periférica das superfícies livres não se presta ao melhoramento das condições de habitabilidade das zonas urbanas congestionadas.
O urbanismo esta chamado a conceber as regras necessárias que garantissem aos cidadãos melhores condições de vida que guardem a saúde física e inclusão da saúde moral, em que preservem a alegria de viver...
A manutenção o a criação de espaços livres e uma questão de necessidade publica...

33. As instalações esportivas devem estar nas proximidades dos usuários, estas estavam instaladas em terrenos a futuros bairros de vivendas ou industriais, precariedade e transtornos incessantes.
Algumas associações esportivas com o desejo de utilização de suas instalações no seus períodos semanais...
Classificação do lazer três categorias: diárias, semanais, anuais. E preciso que as horas livres cotidianas sejam nas proximidades das vivendas.
... Implica a criação de reservas verdes: 1) Entorno na vivenda; 2) Na região; 3) No pais.

34. Os terrenos que poderiam ser destinados as horas livres semanais estão mal comunicados com relação a cidade.
Uma vês escolhidos suas localizações de forma apropriada para convertesse em centros uteis de tempo livre...; e o problema do transporte...
É preciso considerar o problema a partir do momento que se esboça o plano regional...

b) Exigências:

35. No sucessivo o bairro residencial deve contar com áreas verdes necessárias para uma ordenação racional de descanso e de lazer para as crianças, adolescentes, adultos.
Esta decisão só terá efeito si for sustentável pela uma Legislação autentica do “Estatuto do Solo”.
... a densidade da população ou a relação entre superfície livre e a superfície edificada...
... o traçado urbano devera cambiar sua textura: estas aglomerações terão que converter em cidades verdes.

36. As ilhas insalubres devem ser demolidas e substituir por superfícies verdes: o qual os bairros limítrofes resultaram saneados.
O conhecimento elemental das noções de higiene, basta entender que os cortiços e discriminar estas ilhas.
Um urbanismo inteligente saberá dar o destino no Plano Regional da região ou da cidade – pode ser que a cidade seja com antemão dar lhe como elemento util.

37. As novas superfícies verdes deverão assinar se a fines claramente definidos: estes devem ter parque infantis, escolas, centros juvenis ou construções de uso comunitário, intimamente vinculado a vivenda.
As superfícies verdes que serão amalgamadas com os volumes edificados, estes estarão insertados nos setores residenciais, e não terão unicamente o embelecimento da cidade.
Deverão desempenhar ante todo um papel útil...

38. As horas semanais livres devem passar-se em lugares preparados de maneira favorável: parques, bosques, terrenos esportivos, estádios, praias, etc.
Cada região que rodeia a cidade se reserva amplos espaços que sejam previstos de meios de transporte para seu acesso.
Cada cidade tem uma periferia, lugares capazes de responder a este programa, por meio de uma organização bem estudada com meios de comunicação estes serão acessível.

39. Parques, terrenos esportivos, estádios, praias, etc.
Devem fixar-se um programa de lazer onde todas classes de atividades caibam: o passeio solitário o comuns, desfrutar da beleza das áreas verdes, os esportes de toda classe: basquete, tênis, natação, atletismo, os espetáculos culturais: consertos, teatro ao ar livre, jogos atléticos de competição...

40. Devem estimar os elementos existentes: rios, bosques, morros, vales, montanhas, lagos, mar, etc.
Vale a pena escolher bem, seja de uma distância mais longe para o lazer, mais não só para preservar as belezas naturais ainda intatas, mais também de reparar algumas áreas que forem mal utilizadas.
... o dia de descanso e realmente vivificador para a saúde física e moral; não abandonar a população as desgraças múltiplas das ruas. Um emprego fecundo das horas livres forjara a uma saúde e um espírito verdadeiro dos habitantes das cidades.

Goiânia, 1 de Junho de 2010.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario