viernes, 14 de mayo de 2010

IAB – Goiás

IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil
Arq. Jorge Villavisencio O.

Breve Resenha Histórica do IAB.
O Instituto de Arquitetos do Brasil guarda uma historia de mais de 100 anos, nascido nas aulas da Escola Nacional de Belas Artes de Rio de Janeiro no ano de 1921, foi seu primeiro Presidente o Arquiteto Gastão da Cunha Bahiana, eleito democraticamente (Historia do IAB Nacional, João Ricardo Serran: 1988), que tinham como cenário a transformação dos planos urbanos das cidades de Rio de Janeiro. Mais como cita Serran e provável que sua primeira manifestação seja no ano de 1902, no governo de Rodrigues Alves.
E foi justamente na segunda guerra mundial (1939-1945), na Escola Nacional de Belas Artes – ENBA que o Arquiteto Lucio Costa (professor da cátedra de neoclássico) com apoio do Diretório Acadêmico para regulamentação pertinente.
Considero importante ressaltar: No plano nacional o IAB tem trabalhado pela descentralização da atuação e participação dos departamentos nas gestões regionais e no plano internacional pela ampliação e fortalecimento das relações do Instituto com as entidades do exterior.
Em julho de 87 o Brasil voltou a ter sua representatividade no Conselho da UIA - União Internacional de Arquitetos, do qual esteve afastado desde a década passada. Nessa mesma época, o presidente da Direção Nacional, Fábio Goldman, trouxe para o Brasil a sede do Grupo de Trabalho - Patrimônio da Arquitetura das Américas - da UIA, entidade cuja ação permanente desenvolve-se através de grupos de trabalhos que abordam questões relativas ao desenvolvimento da arquitetura em diversas áreas.
A questão do patrimônio é de fundamental importância, sobretudo para a América Latina, pois significa a conquista de espaço para a fala dos povos colonizados, cujo patrimônio foi quase inteiramente depredado pelo colonizador.
(Serran: 1998).


IAB – Goiás
Recentemente foi nomeada a nova Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB no Estado de Goiás, para o biênio 2010-2010, baixo da Presidência do Arquiteto John Mivaldo noticia publicada na Revista do CREA-Go, mais considero expressar o seguinte: ...mais não poderia terminar este capitulo o pensamento político com relação ao comportamento das políticas atuais de como se vem levando os concursos para os novos projetos de arquitetura, como bem o expressa o arquiteto Paulo Paranhos “A arquitetura virou um item de supérfluo no Brasil, onde a media dos concursos públicos para os projetos arquitetônicos é de dez por ano, e na França e de 1.200 exclama. (Revista Arquitetura & Construção – mês de Maio 2010 – Especial de Brasília). Bom na minha opinião que na medida que não se consolide a criação do CAU – Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil, que já esta passando da hora, e um assunto que nossa classe profissional temos lutado para a consolidação deste processo pelo menos foi o ponto neurálgico o a coluna vertebral nas discussões na minha cidade de Goiânia no CBA – 2006. Neste caso meu pensamento e positivo, o importante que não seja só no pensamento – EXPRESEMOS AGORA SIM - mais bem arregacemos nossas ações e pro deste “ideal” – é necessário e indispensável para o futuro da nossa profissão – porque sempre penso que as soluções e visões se encontra na mesma essência da arquitetura e o estudo das cidades, para isso nos temos preparado não é. Quiçá para que não ocorram situações com as explicadas por Paranhos. (Publicado: "Brasília esta jovem senhora de 50 anos", Blog: arquieturavillavisencio (2010:Maio), penso que desta maneira as “expressões” devam ser ditas em harmonia com o novo pensamento da futura da profissão de arquiteto urbanista e em consonância a está, vejam o que o Arq. Mivaldo diz recentemente no Boletim do CREA-Go:

Arq. João Filgueiras Lima – Lelé – Arq. John Mivaldo (Presidente do IAB – Goiás)

Boletim do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás – Ano 5, No.185 (10-15 de Maio de 2010).
Foi empossada no dia 18 de março, na sede do Crea-GO, a nova diretoria do Instituto dos
Arquitetos do Brasil – Seção de Goiás (IAB-GO) para o biênio 2010/2011.
De acordo com o novo presidente da entidade, Arquiteto e Urbanista John Mivaldo da Silveira, a atual gestão não medirá esforços para melhorar o nível de participação da categoria e seu envolvimento com as questões urbanas e arquitetura das cidades. “Os arquitetos e urbanistas precisam resgatar sua importância histórica de vanguarda no processo de planejamento, gestão e desenvolvimento do espaço urbano, respeitando o papel de cada um dos demais agentes”, declarou o novo presidente.
Outra prioridade da atual diretoria da entidade é a legalização do terreno e a construção da nova sede, projetada pelo Arquiteto João Filgueiras de Lima, mais conhecido como Lelé. “A construção da nova sede é uma questão decisiva para a nova gestão do IAB-GO, pois os profissionais passarão a contar com próprio espaço para reuniões e eventos de interesse”, ressaltou Silveira.

Projeto Arquitetura: Arq. Joao Filgueiras Lima – Lelé na Cidade de Goiânia.
Fotografia: Arq. Jorge Villavisencio (14-05-2010)

Segundo o arquiteto John Mivaldo, os profissionais da área precisam se mobilizar para um importante momento que é a criação do Conselho dos Arquitetos. ”Está prestes a ser aprovado no Congresso Nacional o nosso próprio conselho profissional, o Conselho de
Arquitetura e Urbanismo – CAU.
“Temos que nos unir e nos preparar para essa nova realidade”, afirmou. Ele lembra ainda que as reuniões do IAB-GO, são programadas para acontecer na última segunda-feira de cada mês, às 17h 30min, na sede do Crea-GO. As reuniões funcionarão sob a forma de colegiado, abertas, portanto, à participação de todos os arquitetos e arquitetas. Veja abaixo como ficou constituída a nova diretoria Executiva e Conselho Fiscal e Superior:

Diretoria Executiva
Presidente: John Mivaldo da Silveira
Vice-Presidente: Antonio Lúcio Ferrari
1ª Secretaria: Luciana Joyce Hamer
2ª Secretaria: Fabiana Trindade Longhi
1ª Tesouraria: Maurício Marques de Faria
2ª Tesouraria: Lucídio Gomes Avelino Filho
Conselho Fiscal (titulares)
Elenise Silva Araújo
Marcos Fernando Oliveira
Juliano Ferreira de Souza
Conselho Fiscal (suplentes)
Normalice Maria de Queiroz
Fernando Villa Castro
Ludmila Rodrigues de Morais
Conselho Superior (titulares)-COSU
Jorge Villavisencio Ordonez
Maurício Marques de Faria
Renato Melo Rocha
Luiz Antônio Mendonça de Almeida
Luciano Mendes Caixeta
Conselho Superior (suplentes)
Elenise Silva Araújo
Lorena Rodrigues Leite Caixeta
Manoel Alves Carrijo Filho
Chárbel Abrhão Elias
O Arq. John Mivaldo está no comando do Iab-GO até 2011.
Publicado no Boletim do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás – Ano 5, No.185 (10-15 de Maio de 2010).

Goiania, 15 de Maio de 2010.
Arq. Jorge Villavisencio.

1 comentario:

  1. Boa noite, sou aluna de Arquitetura da Unifor em Fortaleza e meu professor Napoleão Ferreira da displicente de Ética, prática e cidadania, nos pediu como trabalho falar do IAB de cada região, e minha equipe ficou com Goiás, está meio difícil a pesquisa pois não consigo entrar no site que dá erro, gostaria de mais informações se poder ser comunicar comigo, agradeço muito. andrezasousamagalhaes@gmail.com

    ResponderBorrar