martes, 11 de mayo de 2010

A metodologia do projeto arquitetônico

A metodologia do projeto arquitetônico – Arq. Geoffrey Broadbent
Analise e Critica: Arq. Jorge Villavisencio O.

Anthony Ward da Faculdade de Arquitetura, Portsmouth, Inglaterra entre anos de 1962 e 1965, quem era decano da FAU o arquiteto Geoffrey Broadbent, este inova a ao colocar uma nova matéria dedicada a "Metodologia para de Projeto” em que este faça parte do currículo acadêmico, era uma nova forma de aplicação para o método de ensino.
Geoffrey Broadbent, na "metodologia de projeto arquitetônico", explica aos jornais, em sua pesquisa classifica: como a "caixa preta" e "caixa de vidro" se refere à evolução dos problemas e análise, bem como o aspecto da criatividade estimulada e fomentada pelas técnicas da primeira classificação.

Para as propriedades deste objeto são tomados como as teorias de conjuntos e teoria dos grafos, algo semelhante a Cristopher Alexander.
Tudo isso baseado nas observações, de acordo com o trabalho do Markus, o Plano de Trabalho RIBA em "mapas área de desenho." (P.22), que é chamado como morfologia do desenho, enquanto os "intervalos" são os momentos individuais, tais como análise, síntese e avaliação, que chama de "processo". Este processo de identificação, das relações entre seus sistemas que se unem para formar um edifício relacionado com as necessidades humanas, a construção de sistemas, e de atividade do sistema (comportamentais), sistema organizacional (objetos), estes "fabricante de mapas", estão divididos em duas partes: “controle e observação” está claro para resolver o problema de "auto-policiamento" no próprio desenho projetual.
Para Jones, a estrutura do problema, foi representada (no simpósio na Inglaterra no ano 1964), como na análise morfológica (Luckman, Gregory, Zwicky), conforme definido pelo padrão a “forma", esses parâmetros significativos, bem como a outros expositores dão a oportunidade de ver suas "técnicas" (pensamentos) de seus próprios métodos de desenho, como uma maneira próprias experiências e observações, acreditamos que este é o desenho dos usuários projetistas e construtores, que fazem parte deste todo, claro isso no "território" dos componentes da produção da arquitetura.
Em conclusão, Broadbent acredita na "Pesquisa Operacional - OI", que significa que os métodos propostos em são apresentados dentro dos parâmetros das observações de investigação, penso que poderia ser analisados das formalidades da epistemologia dentro do processo de investigação.
Penso tambem que está poderia ser analisado baixo o prisma de duas correntes: a primeira a corrente “ideológica filosófica”, e a segunda corrente “ideológica de tecnologia”, são dois tipos de pensamentos do ato projetual que poderia nos levar as possíveis soluções das complexidades que são inerentes da arquitetura.


Bibliografía

BROADBENT, Geoffrrey, Metodología del diseño arquitectónico, Editorial Gustavo Gili, S.A., Barcelona, 1989.
SCRUTON, Vernon Roger, La Estética de la Arquitectura, Alianza Editorial, Madrid, 1985.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario