domingo, 15 de agosto de 2010

De Idea a Ideal – sustinere.

Perú lança programa de conservação de florestas de Amazonas.

Ramiro Escobar faz uma reportagem sobre a situação de reflorestação do Amazonas, pelo Governo do Perú, mais o importante é criar “consciência sobre o te ambiental”, vá em anexo parte da reportagem, e no final faço minha critica este assunto que considero importante.
Não é pouca coisa: o Ministério do Meio Ambiente do Peru (MINAM) lançou no dia 22 de julho o "Programa Nacional de Conservação de Florestas para Mitigação das Mudanças do Clima, uma iniciativa que visa preservar 54 dos 72 milhões de hectares de florestas tropicais deste país amazônico.
Na coletiva de imprensa realizada em Lima, Antonio Brack, o ministro desta pasta, deu os detalhes do programa, aprovado por Decreto do Poder Executivo. E lembrou que, até o momento, foram desmatados pelo menos 7 milhões de hectares ou 9,25% da floresta amazônica peruana.

A floresta amazônica traz benefícios múltiplos, como ar puro, água limpa e proteção dos solos, além de possibilidades econômicas. Mas é preciso deixá-la em pé (foto: Ramiro Escobar)

Terra vastas

Se isto parece pouco, deve notar-se que segundo a Defensoria do Povo, a taxa de desmatamento no país cresce a 150 mil hectares por ano. Embora Brack questione esse valor e argumente que o número esteja na faixa dos 81 mil hectares, é certo que o ritmo de crescimento é alto para estes ecossistemas delicados.
O problema, segundo a Defensoria, é o frágil controle ambiental, o que leva o presidente do Fórum Ecológico Sandro Chávez a argumentar que o país passa por uma crise de "governança ambiental". "Na verdade os avanços são muito poucos", ele disse em um texto escrito para o blog chamado 'Quarto Ambiente...

Reportagem completa no site:

http://www.oecoamazonia.com/br/reportagens/peru/56-peru-lanca-programa-de-conservacao-de-florestas



De Idea a Ideal
Jorge Villavisencio 2010-08-15 12:57:45
________________________________________
Saludos a Todos, Mi comentario se refiere a las acciones que se viene realizado por el Gobierno del Perú, en efecto no hay mucho avance sobre la cuestión de la protección (sustinere)sobre el medio ambiente en el Perú y Brasil, pero dentro de un punto más “positivista”, lo importante por ahora es que se dé énfasis en la “conciencia de las personas – sean usuarios de la tierras e políticos”, que dará base al pensamiento de prospección, medidas adoptadas como según las explica el periodista Escobar, y de las acciones en pro de la protección del Amazonas las veo como paliativos, pero ya es un inicio, como propone el MINAM (Sandra Isola) en pagar a las comunidades (usuarios) para tomar actitudes – es el precio que tenemos que pagar (porque el dinero es del pueblo), por el descuido llevado en el tiempo espacio. Por eso creo siempre por necesario “manifestarse” en pro de esta idea, “que podrá transformarse en ideal” del pensamiento de la palabra sustinere, así todos esperamos por la sobrevivencia del ser humano y del planeta, porque el mal ya fue hecho, ahora solo nos queda contemporizar.

Arq. Jorge Villavisencio. Goiânia - Brasil

No hay comentarios.:

Publicar un comentario