Texto: Arq. Jorge Villavisencio O.
A palavra ou a categoria ideologia vem do grego = eide idéia e logos = razão. Condillac (1715 - 1780) foi especialmente interessado pela análise de problemas psicológicos, especialmente para a "explicação da origem do conhecimento intelectual. Ele definiu a ideologia como uma disciplina filosófica que a análise "orientada de idéias e sentimentos. Alguns pensadores dizem que Condillac foi quem deu o prazo, outros pensam que foi Destutt de Tracy. Antoine Destutt de Tracy (1754 - 1836) em seu "Elements d'Ideologie" (Elementos de ideologia) - 1802 - considerou que a palavra foi cunhada como uma designação de uma disciplina filosófica destinada a formar a base de todas as ciências e para referir-se a investigação "de idéias, esta pesquisa foi baseada em idéias gerais para alcançar os sentimentos" dos e de tais idéias. Como podemos ver que em ambas as definições é a "ideologia", partir do princípio da "filosofia e sentimentos”. Mas em um sentido mais moderno de ideologia, pode referir-se a Henri Lefevre (1968) define como "sistema integrado de idéias" que é externo aos indivíduos e é coercitiva [adjetivo, usado para forçar a vontade ou comportamento de alguém], poderíamos pensar que estaríamos nas idéias de um "sistema" e acreditar em muitos dos expositores do livro de Metodologia do Projeto Arquitetônico Broadbent (Barcelona, 1989) indicam que existe uma forma "sistemática" de arquitetura, em clara analogia com os aspectos ideológicos da arquitetura, esta parece coerente, pois delimita a pensar no sentido contemporâneo. Mais, reforçando o significado da ideologia, são os pensamentos de Karl Marx, onde os produtos intelectuais que resultam do desmascaramento "do assunto das idéias subjacentes a burguesia, que se manifesta na filosofia, direito, política e outros são ideologia e fazer a alegação de que a classe média pode se tornar "familiar". Sobre as ideologias de Marx revela três idéias fundamentais: o primeiro é o de representar os interesses da classe dominante, mas isto não significa que essas idéias não têm uma influência recíproca entre o material, o segundo é um reflexo truncado invertido da realidade e as ideologias, terceiro têm uma existência independente. (Lefebvre 1968:64) Na verdade, acredito que a arquitetura através de uma ideologia mais consensual e, especialmente, o "consentimento" dever de garantir que, se a maioria da sociedade, que consideramos como um princípio fundamental da arquitetura como uma base sólida do ponto de vista território da sociologia. Tambem acredito que os pensamentos devem ser tomadas princípios marxistas "atitude filosófica e política que é outra maneira de ser visto pela realidade" [de cada um].
Bibliografia
FREUD, Sigmund, Obras Completas, Editorial Biblioteca Nueva, Madrid, 1972. Tomo IV, (pág. 2309-2334)
LUDEÑA, Urquizo Wiley, Ideas y Arquitectura en el Perú del siglo XX, SEMSA Ed., Lima, 1986.
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