sábado, 27 de febrero de 2010

Arquitetura orgânica: corpo e mente.

Arquitetura orgânica: corpo e mente.
Texto: Arq. Jorge Villavisencio.

Ao longo do tempo, da época de Vitrúvio (século I dC.), no seu tratado sobre a arquitetura, os textos expressos em The Ten Books of Architecture - Arquitetura de Vitrúvio Lucio, no Livro III, Capítulo I - Origem medidas dos templos, ele diz: As disposições do templo depende da simetria, cujas regras devem ser escrupulosamente respeitados pelos arquitetos. A simetria tem sua origem na proporção, que em grego é chamado de "analogia". A relação é definida como a adequação do módulo através de uma constante, sendo calculado e correspondência dos membros, ou partes de um trabalho e "o trabalho como um todo." É impossível que um templo tenha disposição adequada, se ela não tem a simetria e a proporção, como membros de um corpo de um homem bem formado. O corpo humano é formado por natureza, de modo que a face, do queixo ao topo da testa, onde The Roots (os caminhos) cabelos são medidos de um décimo da sua altura total. A palma da mão do pulso até a ponta do dedo médio medido exatamente o mesmo, a cabeça da ...também uma proporção de simetria, que serviu de antigos pintores e escultores famosos, chegando a considerar extraordinária e fama. (P.131-132) Também Giorgio Martini: Homo ad Circulum dentro de um quadrado (1482-1486), ad quadratum Homo Cesariano (1521) e Homo ad Circulum (1521), Perrault e Homo ad ad quadratum Circulum (1684).





Da mesma forma Leonardo da Vinci (1452-1519), foi inspirado pelo tratado de Vitrúvio sobre as proporções em que brilhantemente diz: "O artista é mestre de todas as coisas que o homem pode pensar..., o que no Universo existe essencialmente, presença e imaginação, ele tem diante de sua mente e as mãos depois.
Imagen: O. Niemeyer -A forma na arquitetura (1978)

Para Le Corbusier, em seu "Modulor", que baseou-se nas proporções do corpo humano e claro o estatuto de "ergonomia", usado em projetos arquitetônicos. Como já vimos em várias cartas de referência do ser humano como suas próprias ações, mas em um sentido mais amplo como "ser" manteve-se firme na idéia, como exemplo o Niemeyer, em seus projetos que servem esses conceitos, mais não só nas formas do ser humano, mais também como pensamento ideológico-filosófico. Em um esforço para o conhecimento filosófico, lembre-se Martin Heidegger (1889-1976) em seu texto: Pensar-Construir-Habitar, onde a construção [para ver, como o ato construtivo do “ser” humano e de habitabilidade] e pensar como construção de idéias [ou ideologia], o caráter é construtivo mental.


Bibliografia
VITRUVIO
, Marco Polión, Los Diez Libros de Arquitectura, Editora Iberia S.A., Barcelona, 1955.
LE CORBUSIER, Hacia una Arquitectura, Editorial Poseidón, Buenos Aires, 1978.
NIEMEYER, Oscar, A Forma na Arquitetura, Editora Trotta, Rio de Janeiro, 1978.
HEIDEGGER, Martin, Habitar-Construir-Pensar, Conferencias y Artículos/Martin Heidegger, Ediciones del Serval, Barcelona, 2001.

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