Niemeyer: Pensamentos sobre a situação Latino America hoje.
Texto: Jorge Villavisencio.
Pensamos que Niemeyer ao fazer referencia a situação de Latino America [compreender esta política social e econômica], pois, reflexionamos que foram mais de cinqüenta anos de luta contra as desigualdades sociais, tais como "pensador utópico", mas também há um abandono da maioria dos intelectuais brasileiros de pensamento socialista, diríamos que ele iria encontrar sozinho neste mundo globalizado”, mas em nossa opinião, deixa" partidário” (PC), nossa análise destes últimos anos, continua seu pensamento, a pesar de não pertencer ao mencionado partido, em minha opinião o fato de não estar no partido político, não cambia sua maneira de “pensar”, prova de isso é que existem muitas desigualdades econômicas e sociais no Brasil, em geral em Latino America, e mais nós sentimos que, com a "globalização" é mais sensível, pois acreditamos que não há melhora das classes mais baixas, por isso, vemos [presentes países de Latino America], há uma exploração dos países ricos aos países pobres (especialmente da Ásia e da América Latina) para explorar e aproveitar os desfavorecidos [queremos explicar: os pobres economicamente, mas “culturalmente não”] análoga quando ele disse, faz pouco tempo onde foi premiado a Niemeyer Prêmio ALBA das Artes, na Venezuela no início de 2008. Eles perguntam:
• Como conceber uma arquitetura que serve a maior tragédia na nossa América Latina, a pobreza?, Porque apesar de seu idealismo e sua defesa dos pobres, nunca construiu casas para eles? Por: Gilberto Pereira, Caracas, Venezuela.
Niemeyer responde: A arquitetura evoluiu a partir do progresso técnico. Mas o aspecto social é ruim, porque nosso trabalho é para os governos e os homens ricos. Os pobres não participam em nada. A arquitetura está ligada ao sistema capitalista e vai continuar, e isso é ruim.
Entrevista: site de origem: http://www.peruarki.com/
Lima, 18 de Dezembro 2008.
Arq. Jorge Villavisencio O.
Referencia: Ensayo: “Arquitectura del Derrière – pensamiento y tendencias de la Arquitectura - Oscar Niemeyer” (p.39-40). Arq. Jorge Villavisencio O. – FAUA/UNI/2008.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario