sábado, 27 de febrero de 2010

Jørn Utzon – A arquitetura: projeto humanístico.

Jørn Utzon – A arquitetura: projeto humanístico.
Jørn Utzon Por: Fredy Massad e Alicia Guerrero Yeste
Publicado na ABC.

Jørn Utzon sua morte deixa-nos com as evidências do desaparecimento gradual de uma geração de arquitetos, professores aderem a um projeto humanístico, de exaltação e apologia de um parente da arquitetura arte, construída com a combinação poético rigor construtivo, erudição e respeito pelo conhecimento profundo dos valores da arquitetura para criar os espaços e as formas como o trabalho de Utzon fizeram sua maneira de estar em uma dimensão que não é história, mas foram colocados em um presente permanente.


A imagem de seu edifício mais emblemático, o Sydney Opera House, um dos verdadeiros ícones da arquitetura do século XX, foi sem dúvida mais famosa do que o nome do seu autor, Jørn Utzon, que morreu na madrugada do dia 29 de novembro 2008 de insuficiência cardíaca aos noventa anos de idade, devido ao enfraquecimento progressivo de saúde após ter sofrido várias cirurgias recentes. Nascido em 9 de abril de 1918 em Copenhague, estimulados desde cedo para projetar o conhecimento adquirido de seu pai, um engenheiro naval e trabalhar como um escultor de um de seus familiares mais próximos, Utzon foi educado na Royal Academy of Arts da capital dinamarquesa, graduando-se em 1942. Sua formação foi completada a trabalhar em dois estudos de arquitetos exponencial na formação em línguas moderno escandinavo, Gunnar Asplund e Alvar Aalto, para estabelecer sua própria empresa em 1950. Tanto os professores, juntamente com Frank Lloyd Wright, influências Utzon foram considerados mais determinantes sobre sua arquitetura e as viagens ocorrem na Europa, norte da África e América.

Com experiência anterior de trabalho e destacando os projetos em seu país como Kingohusene urbanização em Elsinore, em 1957, ganhou o concurso para desenhar o Sydney Opera House. O edifício começou a ser construída em 1959, mas Utzon abandonou o projecto em 1966 devido a graves confrontos com as autoridades locais devido a problemas orçamentais e sérias discordâncias sobre o projeto do edifício.
O interior do edifício foi concluído sem seguir os planos originais Utzon, que em 2002 finalmente concorda em assumir uma pequena remodelação de interiores e melhoria da qualidade do som. A casca exterior da Sydney Opera House, Utzon era capaz de completá-lo antes da partida do projeto e suas controvérsias, é anotado para as curvas crescentes do escudo branco em forma de velas que são montados e cortar o outro, que abrange o complexo de cinemas e salas que compõem o edifício.

Como notou Frank Gehry, em 2003, ano em que Utzon recebeu o prêmio Pritzker, o Sydney Opera House este arquiteto dinamarquês desenhou um edifício impressionante, que reforçou o potencial alcançado com esta tecnologia e à frente de seu tempo, corroborando uma vez disse algo Utzon próprio: "Eu gosto de estar no limite do possível".

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